O técnico da seleção brasileira de vôlei masculino, Bernardinho, abriu na manhã desta segunda-feira, 26 de outubro, a Semana do Servidor, com a palestra Motivação e Realização – Excelência nos Resultados, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O técnico esbanjou bom humor ao falar sobre as suas experiências durante sua carreira como jogador até os dias atuais, no comando da seleção masculina.
Bernardinho falou sobre a determinação para se alcançar os objetivos, fazendo um paralelo com os eventos ocorridos nos jogos decisivos e importantes à frente da seleção. “Disciplina” foi a palavra chave da palestra de Bernardinho. Em todos os momentos, o técnico chamou a atenção para a determinação e principalmente o treinamento. “A vontade de preparar deve ser maior que a vontade de vencer. O diferencial está no processo de preparação. Temos que acabar com acomodação, criar desafios e o inconformismo leva à superação permanente”, finalizou citando o dia em que treinou com os atletas da seleção em um estacionamento em Milão na Itália. “Todos ficaram de cara fechada [jogadores] mas isso ajudou quando chegamos na fase final dos jogos e ganhamos” disse Bernardinho.
O técnico garante que o sucesso de uma equipe ou empresa não depende somente de capital e explica alguns pontos que podem ser relevantes para alcançar os objetivos. “Precisamos de capital, mas às vezes o que falta é a organização. Devemos nos preocupar também com a escolha de pessoas certas que não precisam ser as melhores, mas de talentos complementares. Se todos forem bons na mesma coisa não teremos o resultado final”, justificou.
O técnico da Seleção disse ainda que não sabe o segredo para o sucesso, mas os grandes resultados aparecem com pessoas com dose de determinação e talento. “Se tivermos mais talento que determinação, haverá frustração”. Bernardinho complementa ressaltando a importância do trabalho em equipe e da qualificação permanente. “Precisamos de pessoas com determinação e com a necessidade de preparação constante, mas por melhor que ela seja, não vai conseguir atingir a meta sozinho. Os objetivos são conquista da equipe, do grupo”, ressaltou.
O evento nesta manhã no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo também contou com a presença do governador em exercício, Murilo Zauith e da secretária estadual de administração, Thie Higuchi Viegas dos Santos.

Bernardinho lotou principal teatro do centro de convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Foto: Deurico/Capital News
Por Jefferson Gonçalves - Capital News