Campo Grande 00:00:00 Sábado, 10 de Maio de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 22 de Novembro de 2010, 12:55 - A | A

Segunda-feira, 22 de Novembro de 2010, 12h:55 - A | A

Bataguassu será a 1ª Comarca a realizar leilão eletrônico

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O juiz Cássio Roberto dos Santos, titular da 1ª Vara Cível e Criminal de Bataguassu, foi o primeiro magistrado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) a receber a permissão para a realização de leilão eletrônico publicada no Diário Oficial. Cada leilão é feito individualmente para cada lote de mercadorias ou produto apreendido.

O primeiro processo que utilizará o leilão eletrônico será um veículo importado, originado de uma apreensão de drogas. Como o carro está no pátio do Fórum sofrendo avarias do tempo, o juiz informa que o primeiro leilão deve ocorrer no prazo máximo de dois meses, após a avaliação do bem e demais trâmites necessários.

A regra do leilão eletrônico foi criada no Código de Processo Civil, para aplicação em processos cíveis, mas foi ampliada para o âmbito criminal. Segundo o magistrado, Resoluções do TJMS e do CNJ permitem e recomendam providências no sentido de alienação de bens apreendidos em processos crime, não havendo, dessa forma, impedimento para a sua utilização.

PIONEIRISMO

O TJMS é um dos pioneiros na adoção da medida que amplia o número de compradores e, consequentemente, a possibilidade de vender o bem é maior. Outra vantagem é a eliminação das rotinas cartorárias.

O juiz Fábio Possik Salamene, que está à frente do projeto, lembra que os métodos tradicionais de leilão limitavam a publicidade por contemplar divulgação predominantemente em murais nos prédios dos fóruns e no Diário da Justiça. “Uma das intenções é ampliar a concorrência e promover a dilação do prazo do certame e da respectiva divulgação, que poderá ser feita em todos os meios disponíveis como sites, rádios, televisões, sem prejuízo da publicação no Diário da Justiça”, explicou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS