Nesta segunda-feira (24) André Luiz Macagnan o superintendente de Infraestrutura Rodoviária, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), assinou a portaria, publicada na edição no Diário Oficial da União, o qual autoriza o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e a Prefeitura de Campo Grande a construírem uma rotatória na BR-163 para acesso ao braço norte do macroanel.
O trecho liga as saídas para Cuiabá a de Sidrolândia (BR-060), passando pelo núcleo industrial de Indubrasil (BR-262). Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, esta autorização vinha sendo articulada há dois anos pela Prefeitura e a Superintendência Regional do DNIT. Como a BR-163 é uma rodovia administrada por uma concessionária (a CCR Vias), nem a Prefeitura ou o próprio Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte poderiam fazer qualquer intervenção sem o aval da agência reguladora. Agora a rotatória será licitada pelo DNIT e vai dar funcionalidade a esta última etapa do macroanel, concluída pelo município em dezembro de 2019.
De acordo com a assessoria, para retomar em 2018 as obras do macroanel, paradas desde 2014, a Prefeitura de Campo Grande teve de fazer readequações no projeto, negociar junto ao Governo Federal a suplementação de recursos para custear intervenções que não estavam previstas no convênio original, firmado em 2009. No trecho entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá, por exemplo, quando foi retomada a terraplanagem, constatou-se a necessidade de dois “colchões” de pedras para drenagem da água de duas nascentes localizadas no trecho, em nova sondagem.
A Prefeitura também teve que concluir a negociação com os proprietários que tinham áreas no traçado do macroanel, que atravessou 46 propriedades. Dos 24 quilômetros de todo o trecho em obras, foram executados os últimos seis quilômetros, entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá. No quilômetro final, antes de chegar a BR-163 foi preciso negociar a desapropriação com os proprietários.
A gestão também retomou a implantação do trecho final do macroanel, extensão da BR-060, entre as saídas para Rochedo (MS-080) e Cuiabá, passando pela MS-010 (saída para Rochedinho). Foram construídas duas rotatórias na confluência com as duas rodovias estaduais.