Campo Grande 00:00:00 Sábado, 12 de Julho de 2025


Cotidiano Sábado, 29 de Maio de 2021, 08:21 - A | A

Sábado, 29 de Maio de 2021, 08h:21 - A | A

Economize

Alerta: Com pouca chuva, Mato Grosso do Sul e outros quatro estados pode sofrer apagão

Motivo é devido emergência hídrica histórica causada pelos baixos índices de chuva

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Portal MS

Instituições estaduais fiscalizam centrais geradoras de energia

Alerta é para área da Bacia do Paraná

Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná podem passar por quedas de energia neste ano. O motivo é devido à emergência hídrica histórica, por conta dos baixos índices de chuva em 2021.

Mês de junho vai começar com os principais reservatórios em níveis mais baixos do que o ideal para esta época do ano, o que tende a significar redução da geração de energia por hidrelétricas e o aumento da geração por termelétricas, o que encarece o custo da produção, de acordo com a Agência Brasil. Segundo nota da Aneel, o mês de maio foi o primeiro da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e registrou "condições hidrológicas desfavoráveis".  "Essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da Bandeira Vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada", informa a nota.

Conforme o alerta emitido nesta sexta-feira, o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) a escassez de chuva vem sendo verificada desde 2019. "A análise das chuvas entre outubro de 2019 a abril de 2021 para a bacia do Rio Paraná (Figura 1) indica que, com exceção de alguns meses quando as precipitações ficaram acima da média climatológica (dezembro/2019, agosto/2020 e janeiro/2021), durante a maior parte do período houve predomínio de déficit de precipitação, principalmente a partir de fevereiro/2021", diz o informe.

INPE/CPTEC

Alerta: Com pouca chuva, Mato Grosso do Sul e outros quatro estados pode sofrer apagão

Dados



As perspectivas climáticas indicam que nos próximos meses haverá o período de menor volume de chuvas na região central do país. “A previsão indica para o período junho-julho-agosto/2021 a mesma tendência, ou seja, pouco volume de chuva na maior parte da bacia do Rio Paraná. Essa previsão é consistente com a de outros centros internacionais de previsão climática”, diz a nota.

SNM é coordenado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia. O alerta também foi subscrito por todos os órgãos federais ligados à meteorologia, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Dicas de economia de energia
Aneel dá dicas de como economizar energia, como tomar banhos mais curtos, usando o chuveiro na potência morna, deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo necessário e não colocar alimentos quentes dentro dela, juntar roupas para passar de um só vez e retirar aparelhos da tomada quando possível.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS