A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, a Superintendência Federal da Agricultura e Iagro realizaram na manhã desta quarta-feira (16) uma reunião para definir os requisitos sanitários para entrada de animais durante a Expogrande 2011.
Só terá ingresso no Recinto de Exposições animais inscritos, examinados e liberados pela equipe de médicos veterinários em serviço no desembarcadouro, designados pela Comissão de Defesa Sanitária Animal, instalada no parque. “Os requisitos são critérios rigorosos para a entrada de animais, com a finalidade de garantir a sanidade através dos procedimentos corretos definidos pelo Ministério da Agricultura e Iagro”, afirmou Rosa Aparecida de Aragão Bulcão, inspetora local da Veterinária de Campo Grande da Iagro.
O Fiscal Federal Agropecuário da SFA, Otto Feldens, explica que as normas são referência para entrada de animais no parque. As normas da Expogrande 2011 confirmam o horário de entrada de animais entre às 7h e 19h, que a exigência de documentação para os bovinos será a apresentação da GTA-Guia de Trânsito Animal (que será retida pela equipe de Defesa Sanitária), certificado de vacinação contra febre aftosa e prova de soro-aglutinação negativa para brucelose, entre outras considerações.
As normas também informam as condições para a entrada de ovinos e caprinos, eqüídeos, aves domésticas, ratitas, suínos, coelhos e chinchilas, além de bovinos e bubalinos. No parque não será permitida a entrada de veículos para desembarque de rações e de produtos semelhantes. Para esta atividade, a Acrissul vai disponibilizar um caminhão apropriado para a finalidade. (Acrissul)