O Programa Ação Fiems Campo Grande já iniciou as aulas do curso gratuito de informática básica do Sesi nos bairros Coophavila II, Santa Emília, Aero Rancho IV, Nhá-Nhá e Novos Estados. No total, são 249 alunos distribuídos em 15 turmas, sendo que apenas nos bairros Coophavila II, Nhá-Nhá e Novos Estados há turmas nos períodos da manhã, tarde e noite, enquanto nos demais as aulas são no período noturno.
Segundo o coordenador do Programa Ação Fiems, Artur Quintella, a chegada do Sesi aos bairros reforça a intenção de inclusão proposta pela iniciativa. “Nosso objetivo é oferecer cursos de qualificação do Senai aliados aos serviços de saúde e cursos de informática do Sesi. Em todos esses bairros o Senai já formou turmas em diversos cursos de qualificação, agora o Sesi entra com os serviços para atender os concluintes e, assim, nós formamos integralmente essas pessoas, dando condições para que elas fiquem melhor preparadas para buscar o mercado de trabalho ou ainda a ascensão profissional”, declarou.
Nas aulas de informática os alunos terão a oportunidade de conhecer o pacote office, com aulas sobre o word, excel, power point, internet e e-mail. Para a professora Sara Marques, que ministra as aulas no Bairro Novos Estados, os alunos estão demonstrando interesse e dedicação. “Eles estão com boas expectativas, alguns tinham dificuldade com o mouse, outros não sabiam ligar o computador e agora eles já estão recebendo as primeiras informações”, declarou.
Inclusão
A dona-de-casa Verônica Beirutes Pereira Ortiz, 34 anos, que mora no Jardim Veraneio, resumiu em uma palavra o significado do curso de informática. “Para mim isso aqui é inclusão, agora nós também vamos fazer parte de um mundo que está aí e que nós não tínhamos acesso. Eu nem sabia ligar o computador, isso aqui está sendo ótimo”, avaliou.
Juvenal Muniz dos Santos, 52 anos, que mora no Jardim Talismã e trabalha como relojoeiro, acredita que o conhecimento da informática vai ajudar muito no trabalho do dia-a-dia. “Agora quando eu precisar comprar alguma coisa eu poderei ver na internet, que é uma coisa que não sabia usar e agora eu vou aprender. Estou muito feliz”, disse.
Para a agente de terminal, Emília da Silva Alves, 37 anos, o curso de informática também representa uma nova porta aberta. “Faz muito tempo que eu queria fazer um curso de informática com um valor mais em conta e agora surgiu essa oportunidade aqui perto do meu trabalho e eu estou muito feliz. Para mim é uma nova porta aberta”, assegurou.
Novo formato
Com o apoio de 43 lideranças comunitárias e pelo menos 1,4 mil moradores, o presidente Sérgio Longen lançou, no dia 6 de março, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, o novo formato e a programação 2012 do Ação Fiems Campo Grande. “Para este ano, ampliamos o número de regiões atendidas de 18 para 22, bem como da quantidade de cursos de 8 para 20. Também aumentamos o montante de vagas oferecidas de 1,7 mil para 4,5 mil – 3.310 no Senai e 1.200 no Sesi”, detalhou.
Sérgio Longen destacou que o bom desempenho obtido pelo Ação Fiems Campo Grande no ano passado credencia a um maior investimento do Sistema Indústria para este ano. “O saldo positivo pelo Programa nos bairros da periferia da cidade demonstra o sucesso dessa iniciativa inovadora e transformadora”, destacou. Agora, conforme ele, as regiões atendidas abrangem os bairros Jardim Anache, Nova Lima, Campo Belo, Estrela do Sul, Novos Estados, Taquaral Bosque I e II, Estrela Dalva I, II e III, Jardim Arco-Íris, Noroeste, Jardim Inápolis, Tiradentes I e II, Novo Tiradentes, Nhá-Nhá, Moreninha I, II e III, Los Angeles, Aero Rancho, Dom Antônio Barbosa, Coophavila II, Portal Caiobá I e II, Santa Emília, Jardim Aeroporto, Nova Campo Grande e Núcleo Industrial.
Ainda para este ano, serão oferecidos os cursos de costura industrial, modelagem industrial, operador de máquina de corte, eletricista, aplicador de revestimento cerâmico, armador, carpinteiro, encanador, mestre de obras, pedreiro, pintor de obras, almoxarife de obras, instalador e reparador de redes, cabos e equipamentos telefônicos, montador de móveis, eletricista de automóveis, mecânica de manutenção de motocicletas, mecânica de motores de automóveis, padeiro, informática básica e informática avançada.