O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, participou do lançamento do Programa Ação Fiems Campo Grande 2013, nesta segunda-feira (18) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco. Durante o evento, ele projetou o oferecimento de 7,5 mil vagas em 19 cursos gratuitos, de qualificação profissional do Senai e de inclusão digital do Sesi, como meta para 2013.
“Por meio dessa ação, estamos enfrentando o problema da falta de mão de obra qualificada para atender a demanda das indústrias instaladas no município”, disse o presidente durante seu discurso.
O número de regiões atendidas aumentou em 2013, bem como a quantidade de vagas oferecidas para a população campo-grandense. “O bom desempenho obtido pelo Ação Fiems Campo Grande nos anos de 2011 e 2012 credencia a um maior investimento do Sistema Indústria para este ano. O saldo positivo pelo Programa demonstra o sucesso dessa iniciativa inovadora e transformadora”, destacou Sérgio Longen.
De acordo com a assessoria da federação, ao longo dos últimos dois anos, o Ação Fiems Campo Grande beneficiou mais de 5,2 mil moradores de todas as regiões da cidade com o oferecimento de 20 cursos de qualificação profissional do Senai e de inclusão digital do Sesi. Apenas em 2011 foram 1,7 mil vagas em 8 cursos, das quais 712 foram de 6 cursos do Senai e 1.008 de 2 cursos do Sesi, enquanto em 2012 foram 3.514 vagas em 20 cursos, sendo 2.184 para 18 cursos do Senai e 1.330 para 2 cursos do Sesi.
“Neste ano, a meta inicial era destinar mais de 5,6 mil vagas em 19 cursos, o que representaria um aumento de 231% em relação a 2011 e de 62% na comparação com 2012. Com a ampliação para 7,5 mil vagas, o crescimento será de 341,18% na comparação com 2011 e de 114,29% com relação ao ano passado”, calculou.
Este ano, serão oferecidos os cursos de costura industrial, operador de máquinas de corte, mecânico de motores de automóveis, eletricista predial de baixa tensão, aplicador de revestimento cerâmico, encanador, pedreiro, pintor de obras, confeiteiro, padeiro, mecânico de manutenção de motores de motocicletas, instalador de linhas e equipamentos telefônicos, instrumentista industrial, mecânico de manutenção de motores a diesel, montador de móveis, instalador de forro de PVC, carpinteiro, informática básica e informática avançada.
A federação também informou que a quantidade de bairros atendidos vai aumentar, abrangendo 272 bairros distribuídos pelas regiões noroeste, nordeste, sudoeste e sudeste de Campo Grande, que juntas têm mais de 430 mil moradores. Outra novidade é o oferecimento de atividades esportivas por parte do Sesi, que incluem torneios de futebol de campo, de futsal e de voleibol, bem como a formação de grupos de corrida e de caminhada para os alunos dos cursos do Ação Fiems que estão frequentando as aulas regularmente e para industriários e seus dependentes residentes nos bairros atendidos.