Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 09 de Maio de 2025


Interior Sábado, 28 de Agosto de 2010, 10:29 - A | A

Sábado, 28 de Agosto de 2010, 10h:29 - A | A

\"Milagre eucarístico\" seria produzido por fungos

Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

Hóstias foram encontradas na quadra de esportes da Escola Atenas de Chapadão do Sul (cidade distante 322 quilômetros a nordeste de Campo Grande) na quinta-feira da semana passada, pela zeladora Cristiana Fátima Souza Morais, que limpava o ginásio e percebeu os alimentos quando retirava um papel das arquibancadas. Ao perceber do que se tratava a outra zeladora, Vera Lúcia da Silva, recolheu as partículas e as encaminhou à diretora da escola. Elas foram repassadas por uma professora à avó de alguns alunos, tempos depois, manchas vermelhas semelhantes a sangue surgiram

A empresária Mirian Nogueirol conta, em entrevista concedida ao site Jovem Sul News, que ao levar os netos à instituição de ensino foi surpreendida pela diretora que, surpresa, lhe mostrou um papelzinho contendo de oito a nove hóstias que havia encontrado no colégio.

Para o site, Mirian falou mais sobre a história. “A diretora me disse: ‘Olha que coisa diferente que encontramos aqui.’ (...) Sei que hóstia é algo muito especial e levei ao padre para que tomasse conhecimento. (...) Levei para o padre observar [já que é ministra de eucaristia da Igreja Católica local]. E ele falou assim: ‘Olha dona Mirian, não sei se elas estão consagradas ou não. De toda forma, a senhora coloca na água e elas vão dissolver. Quando elas dissolverem, a senhora coloca numa planta’.”

Clique na imagem para acessar a galeria

Fiéis oram por conta do fenômeno e pedem por arrependimento de quem deixou as hóstias na escola
Foto: Reprodução/Jovem Sul News

Mirian relata que no mesmo dia à tarde, colocou as hóstias em um recipiente de inox com água. No dia seguinte, elas estavam intactas. “Tinham até aumentado de tamanho, mas, estavam ali branquinhas.”

No sábado, ela ia para fazenda e olhou as hóstias. Novamente, sem transformações aparentes. No domingo no fim da tarde, quando retornara com a família da fazenda, Mirian verificou que nada havia mudado. As manchas vermelhas apareceram. Mirian retornou à igreja para conversar com o padre novamente.

Amigos de oração de Mirian foram à sua casa e oraram. “Porque existem os milagres eucarísticos. Nós conhecemos comprovados. (...) A gente não vê hóstia por aí. Para se comprar um pacote de hóstia, tem que ter autorização do padre ou dos ministros.”

O padre recolheu as hóstias e elas passam por exames laboratoriais.

Para o professor de fitopatologia Gustavo de Faria Theodoro, diretor do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Chapadão do Sul, que também conversou com o Jovem Sul News, o caso poderia ser fungos ou bactérias que podem provocar no amido a coloração avermelhada, parecida com sangue.

Ele citou até episódio histórico em que o assunto fora registrado, como o conquistador de terras Alexandre, o Grande. Conforme narra o professor, três séculos antes de Cristo, quando posicionava a tropa para invadir a cidade de Tiro, distribuiu pães “manchados de sangue para os soldados. Poderiam ser os mesmos organismos a se decomporem no produto, para o docente.(Informações do Jovem Sul News)


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 30/08/2010 - 12:18
  Laudos compromovam que manchas em hóstias são provocadas por bactérias ou fungos

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS