Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Viagens Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 12:34 - A | A

Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 12h:34 - A | A

Coluna Viagens

Evite erros durante viagens de moto

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Confira estas dicas para garantir que sua aventura terá as melhores experiências possíveis

Divulgação

ColunaViagens

Viajar de moto pode ser uma aventura e tanto para quem gosta de dirigir. Para algumas pessoas, falta apenas uma pitada de coragem, mas, para aqueles que se jogam nas possibilidades, a experiência vai ser única e, com certeza, realizadora. Cada curva esconde uma nova possibilidade de conhecer e contemplar novos lugares e paisagens de tirar o fôlego.

O Brasil possui roteiros que podem ser surpreendentes, fascinantes e prazerosos para quem decide viajar de moto. Mas, para se aventurar, mesmo aqueles que pretendem sair por aí sem rumo, um mínimo de organização e preparo é necessário, para evitar transtornos que possam impactar negativamente a sua experiência.

São dicas que parecem simples, como não esquecer de levar os documentos, o celular, ter dinheiro reservado, usar as roupas adequadas e o capacete LS2, que salvam muitos de enfrentarem problemas bobos durante uma viagem, simplesmente por não se atentar a detalhes tão óbvios. Por isso, lembre-se sempre de checar esses itens.

Outro ponto a se levar em consideração durante o planejamento de uma viagem de moto é o roteiro. Deixar o destino te levar pode ser um tanto quanto perigoso. Por isso, é importante, ao menos, definir possíveis rotas ou estudar o trajeto que será cursado, para não ser pego de surpresa com estradas interditadas, esburacadas ou imprevistos do tipo.

Para além da segurança, definir um roteiro pode te ajudar a controlar a quilometragem que será percorrida por dia. Motos de 125 a 160 cc sofrem para fazer percursos que exigem mais de 150 km, sem contar o desconforto que viagens longas podem causar. Contudo, se a sua moto for uma big trail, tanto você, quanto ela, não serão incomodados em distâncias de até 300 km.

Seja estratégico na hora de fazer as malas, pois carregar bagagem em excesso só atrapalha, além de gerar maiores gastos com pneu e gasolina por conta do peso. Lembre-se também de sempre conferir a previsão do tempo e evite sair nos dias de chuva – o tempo ruim aumenta os riscos de enchentes, deslizamentos e acidentes.

Antes de cair na estrada, certifique-se de que a sua moto está apta para isso. Revise os pneus, o nível de óleo, os freios e o sistema de iluminação. Depois de tudo isso, com companhia, ou sem, você com certeza estará preparado para desfrutar dessa experiência.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS