Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 19 de Março de 2023, 15:46 - A | A

Domingo, 19 de Março de 2023, 15h:46 - A | A

Coluna Viagens

Enoturismo: conheça vinícolas para visitar na região de Curitiba

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Com uma localização privilegiada próxima a vinícolas, a cidade possibilita um turismo diferenciado

iStock

ColunaViagens

Conhecida como uma cidade ecológica e com uma paisagem marcada pelo extenso Jardim Botânico, a cidade de Curitiba é um destino muito procurado pelos brasileiros que buscam uma viagem tranquila e com roteiros diferentes. O município, que fica na região Sul e é capital do estado do Paraná, é uma alternativa para sair da rotina.

Uma outra característica da cidade é a diversidade de vinícolas espalhadas pelo território, que se destacam pela gratuidade ou por ser acessível a muitos públicos. O mais interessante é que muitos desses lugares são abertos para visitação e incluem degustação de produtos exclusivos dos mais variados tipos, sejam vinhos de mesa, finos ou coloniais.

Um destaque dessas vinícolas são os espaços verdes que elas possuem, transformando as visitas em momentos de lazer para os turistas. Essa é uma oportunidade para quem deseja ter uma experiência na degustação de vinhos, mas ainda assim manter um contato com a natureza ao mesmo tempo.

Se você  é aquele tipo de pessoa que gosta de planejar com antecedência um roteiro de viagem para saber exatamente quais são os melhores lugares para visitar, com certeza vai gostar de saber algumas dicas de lugares para visitar na cidade paranaense. Por isso, se você quer saber o que fazer em Curitiba, separamos 4 vinícolas próximas à cidade para conhecer e aproveitar o enoturismo desta capital.

Vinícola Legado
Essa é uma proposta adequada para quem deseja aproveitar esse passeio com a família. A Vinícola Legado tem uma área verde onde as pessoas podem fazer um piquenique com uma cesta preparada pela equipe do local. Além disso, há também uma visita guiada onde os visitantes passam de trator por toda a propriedade e acompanham o processo de produção dos vinhos.

Vinícola Araucária
Com um espaço totalmente envolvido com a natureza, essa vinícola possui, além dos vinhedos, uma diversidade de rios, mirantes, trilhas e cachoeiras. Uma curiosidade que desperta olhares é a produção da linha Poty Lazzarotto, que leva o nome do artista paranaense que assina as artes estampadas nos rótulos dessa linha. A vinícola também realiza degustação de sucos para aqueles que optam por não ingerir álcool.

Vinícola Franco Italiano
A Franco Italiano é uma vinícola localizada a cerca de 20 km de Curitiba e possui entrada gratuita para os visitantes, sem necessidade de agendamento prévio para realizar a visita. O público participa de um passeio guiado onde pode conhecer a cave, a enoteca, conhecer um pouco sobre antigas embalagens e rótulos e realizar uma degustação de rótulos ao final da visita.

Vinícola Cave Colinas de Pedra
Construída em uma área pouco convencional, essa vinícola fica nos fundos de uma estação ferroviária desativada, no município de Piraquara. Os vinhos ficam maturando no antigo túnel onde passavam os trens, e os visitantes percorrem esse caminho onde os ferroviários passavam e conhecem a história do local contada por um dos proprietários.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS