Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 09 de Julho de 2023, 14:47 - A | A

Domingo, 09 de Julho de 2023, 14h:47 - A | A

Coluna Viagens

Descubra o encanto de Sorocaba: um mergulho na história e natureza do interior de São Paulo

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Passeios e atividades em uma cidade que fica a menos de 100 km da capital paulista

iStock

ColunaMarcoEusébio

Estação Ferroviária de Sorocaba

Sorocaba é uma cidade no interior de São Paulo que não recebe a devida atenção turística. Ela fica a menos de 100 km da capital paulista e é um local repleto de atrações e atividades para diversos gostos. É uma cidade que permite um mergulho ao passado e à exploração da cultura local, além da apreciação de natureza em seus diversos parques.

Para quem gosta de história e cultura, o Museu Ferroviário de Sorocaba é parada obrigatória. É possível viajar no tempo adentrando esse espaço e ainda aprender sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento da região. Esse é um pequeno museu, mas que conta com muito charme, já que encontra-se localizado em um casarão de estilo inglês.

A Estação Ferroviária de Sorocaba é outro ponto interessante. Ela foi inaugurada em 1875 e sua linha está desativada nos dias de hoje. É possível apreciar a arquitetura de seu prédio principal. Caso visite a cidade na época do Natal, é possível fazer um passeio de locomotiva pela cidade com uma simpática Maria Fumaça, que parte da Estação Paula de Souza.

É possível também aproveitar a natureza visitando alguns parques da cidade como o Parque Carlos Alberto de Souza, o Jardim Botânico, o Parque Maria Barbosa Silva e o Parque Kasato Maru. Cada um deles oferece suas devidas particularidades e vale a visita, como o Jardim Botânico, que conta com belos jardins, e o Parque Kasato Maru, que celebra a cultura japonesa.

O Zoológico Municipal Quinzinho de Barros pode agradar tanto crianças quanto adultos. Ele conta com áreas designadas para vários tipos de animais como mamíferos, aves, répteis e anfíbios, além de possuir um lago e uma vegetação agradáveis. O preço é bastante acessível e os horários são amplos.

A Floresta Nacional de Ipanema é um passeio cheio de história que fica a meia hora de Sorocaba. Para maior comodidade dos visitantes, é possível alugar um carro em Sorocaba para desfrutar de seus pontos mais interessantes de forma independente. Lá, há mais de 300 espécies de aves, além de vários tipos de répteis e mamíferos. É um lugar onde se pode apreciar a natureza e ainda fazer trilhas e atividades como o arvorismo.

Cada visitante encontrará algo para se encantar e criar memórias de sua viagem. Seja explorando o passado ferroviário da cidade, apreciando a exuberância dos parques ou imergindo na natureza, Sorocaba oferece uma experiência única que é possível viver bem perto da capital paulista.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS