Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 01 de Maio de 2022, 12:23 - A | A

Domingo, 01 de Maio de 2022, 12h:23 - A | A

Coluna Viagens

Descubra lugares para se aventurar em trilhas pelo Brasil

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Existem várias opções para ter paisagens lindas e manter contato com a natureza

iStock

ColunaViagens

O Brasil tem muitas riquezas naturais e muitas coisas que não podem tirar de nós. São várias as opções para quem deseja viver as mais belas e satisfatórias experiências com a natureza, além de ter um contato intenso com o meio ambiente. E uma das maneiras de conseguir isso é fazer trilhas.


Muitos podem não achar, mas a trilha é um tipo de esporte instigante, pois gera desafios para as pessoas e resulta em diversos benefícios. Alívio de estresse e desenvolvimento de algumas habilidades como orientação e estratégia estão entre as principais virtudes de se praticar regularmente uma caminhada na natureza. A saúde do corpo também reage bem, pois a circulação sanguínea é estimulada, a densidade óssea e a capacidade cardiorespiratória são melhoradas, além do controle de diabetes e hipertensão. São  várias as vantagens, e por isso, separamos as melhores opções para você dar início ou conhecer um novo lugar.


O Vale do Pati fica na Chapada Diamantina, em Minas Gerais. Por lá, você encontra uma das trilhas mais completas do Brasil. O lugar é lindo, além de oferecer diversos visuais que revelam vales íngremes, áreas de vegetação e da Mata Atlântica. Em determinados pontos, a travessia só é permitida desde que um guia acompanhe o grupo de pessoas. Então, é preciso estar com o físico em dia para encarar esse desafio.


A trilha do Morro dos Irmãos fica no Rio de Janeiro. Ela começa no bairro do Vidigal e tem mais de 500 metros até chegar ao topo e ter uma vista deslumbrante da região sul da cidade maravilhosa. Ela tem uma dificuldade média, passando por subidas e terrenos argilosos.


Já em Florianópolis, uma boa opção é conhecer a Praia da Lagoinha do Leste. Esse é um paraíso no litoral de Santa Catarina, acessível apenas de trilha ou barco. O percurso ultrapassa os 10 km de extensão, sendo considerado de grau moderado. Ela pode começar a partir da Praia do Matadeiro ou do Pântano do Sul, exigindo mais nos 30 minutos iniciais.


Com incríveis 23 km de extensão, a travessia das Sete Quedas vai proporcionar uma das experiências mais incríveis na Chapada dos Veadeiros. São paisagens de cerrado, campos úmidos e águas do Rio Preto. Justamente pelo tamanho, essa é uma trilha que é de grau elevado, então é preciso estar bem preparado.


No topo da Serra do Mar, em São Paulo, encontra-se a Pedra da Macela. Ao todo, são 1.840 metros de altitude, que vão tirar o fôlego quando você chegar. Em dias com o céu limpo, é possível avistar toda a baía de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Apesar da altitude, sua extensão é de 2 km, mas a subida é bastante inclinada.


São diversos os destinos pelo Brasil inteiro, em todos os estados e também bem próximo das principais capitais do país. Uma boa dica para quem deseja se aventurar é fazer a locação de veículos, para que tenha mais comodidade e praticidade na hora de conhecer um destino. Escolha bem e se aventure!

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS