Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 20 de Fevereiro de 2022, 11:58 - A | A

Domingo, 20 de Fevereiro de 2022, 11h:58 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

As principais atrações do Jalapão (TO) para explorar durante a viagem

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Com cânions, cachoeiras e trilhas, região no Norte do Brasil oferece aventura e diversão

iStock

ColunaViagens

O Jalapão é um dos paraísos que o Brasil oferece. Localizado no Tocantins, na região Norte do país, ele conta com uma extensa área em que o bioma cerrado continua intocado. No Jalapão, há cânions, cachoeiras, rios e a possibilidade de fazer diversas trilhas e explorar a paisagem.


Para quem planeja uma viagem para o Jalapão, é interessante saber que a temperatura mantém-se parecida durante todo o ano. Por lá, os termômetros ficam entre 20ºC e 30ºC. O período de chuva ocorre entre outubro e abril, para quem quiser evitar.


Para quem chega de avião, é possível voar para o aeroporto de Palmas. Dá também para viajar de ônibus ou carro. Quem aluga através do sistema de assinatura de carros tem a manutenção do veículo em dia e a garantia que ele está em boas condições para viajar e explorar o Tocantins.


É preciso ter um veículo com tração nas quatro rodas para explorar as regiões onde não tem estrada de asfalto. Há diversos passeios com guias locais, que usam veículo apropriado para chegar aos lugares desejados. Os guias também organizam expedições que, além de mostrar a natureza local, dão informações preciosas sobre a fauna e a flora local.


A Ponte Alta do Tocantins é usada como base por viajantes. Por lá ficam as Cachoeiras do Sonho, Cachoeiras do Lajeado e da Fumaça, além do Rio Sono. Se formam por essa região piscinas naturais gostosas para se refrescar. Também se encontra nessa área o Cânion Sussuapara.


Ao redor da cidade de Novo Acordo, é possível fazer rafting e aproveitar as corredeiras. Por perto está a Cachoeira das Araras. Em Mateiros, por sua vez, dá para visitar a Cachoeira Vila Velha e curtir a vista dos mirantes da Serra do Espírito Santo. Rio da Conceição também é uma cidade rica em águas límpidas, onde é possível visitar a Cachoeira do Cavalo Queimado.


Outra atração curiosa do Jalapão são seus fervedouros, que são pequenas piscinas naturais com água azulada ou até transparente, como Alecrim, Bela Vista, do Buriti e das Macaúbas. Geralmente, eles estão localizados em propriedades particulares, e cobra-se uma taxa de entrada.


Não pode ficar de fora do passeio o Parque Estadual do Jalapão, onde pode-se avistar as dunas. É uma unidade de conservação que tem uma área de quase 35 mil km2. É importante se informar sobre os horários de visitação, para que possa visitar as principais atrações. Com uma ideia de roteiro de viagem, fica mais fácil explorar o Jalapão.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS