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Logística para e-commerce: processo de separação e entrega dos produtos é essencial para manter o cliente

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

A eficiência e a rapidez do envio ajudam a empresa a se dar bem nas vendas online

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ColunaEducaçãoECarreira

O e-commerce cresce de maneira rápida e consistente. A pandemia ainda deu um empurrãozinho nas compras online. De acordo com a consultoria Ebit/Nelsen, somente em 2020 os consumidores chegaram a quase 80 milhões, e as vendas alcançaram quase 90 bilhões de reais dessa maneira.


A urgência do consumidor se intensifica. Ele espera cada vez mais que os produtos cheguem de forma rápida e eficiente. O atraso das entregas ainda é um grande problema que as empresas enfrentam, além do extravio ou roubo de mercadoria. Assim, uma boa logística se faz necessária para que o e-commerce funcione bem.


Um dos pontos de extrema importância é o controle de estoque. Se o cliente compra um produto que está disponível no site, para depois descobrir que não tem estoque, pode ser uma grande decepção. O consumidor pode perder a confiança na empresa, que não demonstra exatidão das informações.


Assim, o controle de estoque se faz fundamental. Os produtos precisam todos estar cadastrados com códigos de referência. Eles precisam estar bem categorizados por tamanho, cor, tipo, entre outros. As mercadorias não devem se esgotar, e precisam ser repostas em tempo hábil. Com a demanda, é possível determinar qual deve ser a quantidade mínima e máxima para cada produto.


O fluxo de entrada e saída deve ser feito de forma precisa. A organização na logística é essencial. Existem softwares que podem auxiliar nessa logística. O importante é ter um controle bastante rígido. Quando uma forma de trabalhar for estabelecida, revise periodicamente para detectar quaisquer falhas no sistema.


É importante também a escolha da frota de carros para entrega do seu e-commerce, que pode ser terceirizada. Os parceiros logísticos são determinantes para o sucesso da empresa. É preciso ter confiança no trabalho dos parceiros, para que as mercadorias cheguem de forma rápida, mas também intactas.


A comunicação com o cliente é outro item essencial. A pessoa que compra um produto se sentirá mais tranquila se estiver acompanhando todos os passos da compra até seu recebimento. Se for informada que a compra foi aprovada e postada, já sabe que o produto está a caminho, mesmo que não tenha chegado ainda. Se puder ainda rastrear o produto, o consumidor sabe exatamente onde se encontra, e se sente mais confiante com um processo transparente.


Qualquer problema deve ser resolvido o mais rápido possível. Ainda é possível garantir a fidelização do cliente se os problemas forem resolvidos de forma efetiva. Também é possível recompensar o cliente com vouchers ou descontos futuros por qualquer atraso de entrega. Assim, ele se sente valorizado e com maiores chances de retornar no futuro.

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