Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Educação e Carreira Terça-feira, 02 de Agosto de 2022, 12:11 - A | A

Terça-feira, 02 de Agosto de 2022, 12h:11 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Finanças pessoais: como usar o cartão de crédito de forma inteligente?

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba como evitar complicações na hora de usar o cartão de crédito

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Com o avanço da tecnologia, o cartão de crédito está cada vez mais presente na vida dos consumidores, seja por comodidade e por facilitar as compras online, ou por oferecer limites de parcelamentos muito atrativos. Somente em 2020 as transações via cartão de crédito movimentaram R$ 1,18 trilhão, segundo o banco BMG, e a tendência é de crescimento. Porém é preciso sempre estar atento para não passar do limite e se endividar, fazendo com que ele se torne um pesadelo no orçamento.

Comprar com o cartão de crédito pode oferecer várias vantagens, como parcelamento das compras, aprovação quase imediata, se comparado com o boleto, que leva normalmente de 2 a 3 dias úteis para ser descontado, e segurança para caso seja perdido ou roubado, pois facilmente pode ser cancelado na empresa que gerencia o cartão.

Muitas instituições financeiras ainda possuem programas de fidelidade, em que pontos acumulados com o uso do cartão podem ser trocados por produtos ou serviços, como milhas aéreas, o que torna seu uso mais atrativo.

Apesar de todas as vantagens, é preciso utilizar o cartão de forma inteligente, ficando sempre atento para não se endividar. Estipular limites de gastos é muito importante para não comprometer a renda no final do mês; é sempre necessário controlar os gastos utilizando planilhas ou um aplicativo de finanças, assim como dar preferência ao pagamento da fatura completa, e não somente o mínimo, pois os juros rotativos e de parcelamento normalmente são altos.

É necessário também ficar atento e utilizar o cartão de crédito somente em sites seguros, para não correr riscos desnecessários com fraudes e clonagens. Uma pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com a Opinion Box, por exemplo, revelou que 62% das pessoas que pagam compras usando o smartphone, optam pelo cartão de crédito como meio. Boleto bancário e Carteira digital vem na sequência, com 15% e 13% respectivamente. Uma dica é sempre verificar se o site é confiável e se tem o certificado digital SSL (selo de segurança).

Pessoas negativadas também precisam ficar atentas, pois nesses casos são oferecidos cartões com condições menos vantajosas, e o que poderia ser uma solução para realizar compras e pagar as contas pode complicar ainda mais a situação.

Até mesmo pessoas que utilizam o cartão de crédito com o nome sujo podem organizar as finanças e quitar as dívidas, evitando se comprometer ainda mais; o importante é sempre utilizar o cartão de forma consciente, evitar gastos desnecessários e manter um bom planejamento, para que ele se torne um aliado do consumidor.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS