Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Educação e Carreira Sábado, 26 de Junho de 2021, 15:56 - A | A

Sábado, 26 de Junho de 2021, 15h:56 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Enem Digital 2021: veja o que muda em relação à prova convencional

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Inscrições para segunda edição do exame começam no dia 30 de junho

Divulgação/Istock

ColunaEducaçãoECarreira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em edital publicado, divulgou que o Enem Digital 2021 vai ofertar 101.100 vagas e conta com novidades em relação à prova piloto, aplicada na edição passada.  


O Enem Digital é a versão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada em computadores. A primeira aplicação aconteceu em fevereiro de 2021 para testar o modelo. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a intenção é que até 2026 todo o exame seja digital, visando a redução de custos com impressão.

Edição digital terá recursos de acessibilidade
Uma novidade trazida pelo Enem 2021 é a oferta de recursos de acessibilidade para os estudantes que optarem pela versão digital. Se enquadram os candidatos com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.


Além disso, está permitido o uso de materiais próprios, como caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano, plano inclinado, medidor de glicose, bomba de insulina e acompanhamento por cão-guia. O prazo para solicitar atendimento especializado é o mesmo da inscrição.

Inscrição e quem pode fazer o Enem Digital
A inscrição do Enem 2021 é feita somente pelo site oficial do exame e ficará disponível entre os dias 30 de junho e 14 de julho. No formulário, o candidato deve indicar em qual modalidade (impressa ou digital) deseja fazer a prova. Depois de feita, não será possível alterar a versão escolhida.


No entanto, se o limite de inscrições para o Enem Digital for atingido antes do prazo, devido à restrição de vagas da versão, os estudantes só podem se inscrever nas provas impressas. Vale lembrar que não é possível participar das duas versões do Enem na mesma edição.


Além disso, a opção digital do Enem é exclusiva e opcional para estudantes concluintes do ensino médio em 2021 ou que já concluíram o ensino médio. Os participantes treineiros só poderão realizar o exame tradicional impresso.

Conteúdo e aplicação das provas
O Enem Digital será realizado em locais de prova determinados pelo Inep que devem apresentar infraestrutura adequada para receber os computadores onde são aplicados os exames. Se engana quem acha que há mais facilidade por conta da tecnologia disponível, pois no digital os participantes têm acesso apenas ao sistema de prova, ficando impossibilitados de acessar a internet ou outros documentos.


Em relação às datas, a aplicação das provas impressas e digitais ocorrerá simultaneamente nos dias 21 e 28 de novembro deste ano e terão as mesmas questões e tema de redação.


No primeiro dia do exame serão feitas provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, enquanto no segundo dia serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Ao todo, serão cinco horas e 30 minutos de duração no primeiro domingo e cinco horas no segundo domingo.

Como estudar para o Enem 2021
Independentemente da opção escolhida, o Enem é a porta de entrada para muitas universidades brasileiras. Por isso, o candidato deve estudar com a mesma intensidade. As dicas principais são:

 

●    criar uma rotina de estudos;
●    utilizar apostila pré-vestibular;
●    estudar provas anteriores;
●    fazer simulados;
●    praticar redação.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS