Campo Grande Segunda-feira, 17 de Junho de 2024



Educação e Carreira Sábado, 25 de Maio de 2024, 13:46 - A | A

Sábado, 25 de Maio de 2024, 13h:46 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Buscas por “faculdade em São Paulo” crescem 310% em 1 ano

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

A procura por cursos superiores em São Paulo apresentou uma alta significativa, segundo estudo. Entenda o contexto do ensino superior em todo o país

Drazen Zigic / iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

O ensino superior desempenha um papel fundamental na formação acadêmica e profissional dos indivíduos, abrindo portas para uma ampla gama de oportunidades de carreira e desenvolvimento pessoal. Em São Paulo, uma das maiores metrópoles do país, esse cenário se torna ainda mais evidente, dada a diversidade de instituições de ensino e cursos disponíveis.

Um recente levantamento realizado pela Agência Conversion revelou um aumento de 310% na procura pelo termo "Faculdade em São Paulo", no Google, em apenas um ano. Esse dado reflete uma tendência crescente de valorização do ensino superior no país.

Além disso, São Paulo é um centro de referência em diversas áreas do conhecimento, atraindo estudantes de todo o país em busca de qualidade de ensino e oportunidades no mercado de trabalho.

A cidade oferece uma infraestrutura educacional de primeira linha, com universidades públicas e particulares, laboratórios, bibliotecas e espaços de pesquisa que enriquecem a experiência de aprendizagem dos alunos.

O panorama do ensino superior no Brasil

O sonho de concluir a graduação é o desejo da maioria dos jovens brasileiros, e segundo a pesquisa do Instituto Semesp, em parceria com a Workalove, 80% dos estudantes pretendem ingressar em uma faculdade em 2024.

A motivação das pessoas pode variar, mas a maioria envolve o desejo por uma mudança de vida, ascensão profissional, realização pessoal ou a especialização em sua área de atuação. De acordo com o estudo, 40% dos entrevistados acreditam que a faculdade facilita a conquista de um emprego na área almejada.

O levantamento também mapeou as áreas mais buscadas entre os estudantes. 28% procuram cursos no setor de saúde e 17% em cursos de Administração, Negócios e Direito. A terceira maior área de interesse está relacionada à tecnologia, 13% optam por computação, tecnologia da informação e relacionados, como curso de design gráfico, engenharia de software, entre outros.

Outra pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, dessa vez para avaliar as estratégias de captação de alunos e o valor das mensalidades das instituições de ensino superior privado, constatou que em 2024, a conquista de alunos em cursos presenciais subiu 17,5%, enquanto as mensalidades caíram em 16,7% no modelo presencial e 4,5% em cursos EAD.

Isso representa uma tentativa de democratização do ensino privado no país.

As principais instituições de ensino superior em São Paulo

Com uma variedade de opções públicas e privadas, as faculdades em São Paulo oferecem uma gama diversificada de cursos de graduação, atendendo aos interesses e demandas de diferentes perfis de estudantes.

Entre as universidades públicas do estado, destacam-se: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), etc.

Já as opções particulares são ainda maiores, como a PUC-SP, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Getulio Vargas (FGV), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Universidade Anhembi Morumbi, entre outras.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS