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Conheça as técnicas de SEO que farão sua loja virtual vender muito mais!

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Quem procura acha! Vá direto para o topo com essas dicas de como direcionar as pesquisas para seu e-commerce

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ColunaEducaçãoECarreira

Em um mercado competitivo, estar à frente dos concorrentes é fundamental. Para isso, é necessário ter mais do que um bom produto, mas também uma boa estrutura que permita alcançar novos clientes. E um forte aliado nessa empreitada são os sites de busca! Através do uso de técnicas específicas, é possível fazer com que seu e-commerce figure entre os primeiros resultados das pesquisas! O chamado SEO, sigla para “Search Engine Optimization", ou em tradução livre, “otimização do mecanismo de busca”, é um conjunto de ações de otimização feitas em sua página que poderão te colocar no topo dos resultados. Quer entender melhor?

É evidente que as pessoas usam cada vez mais as ferramentas de busca para encontrarem o que procuram, seja um lugar para comer, um filme para assistir, um serviço qualquer ou um produto. E por meio de um smartphone, por exemplo, conseguimos em poucos instantes e de qualquer lugar ter a resposta daquilo que buscamos – e geralmente queremos rápido e com exatidão, não é mesmo? Para sanar essa necessidade, os mecanismos de busca utilizam algoritmos inteligentes que entregam os melhores resultados para o usuário, ou seja, os mais confiáveis e relevantes, logo nas primeiras páginas. Isso fez com que figurar entre elas se tornasse o objetivo de praticamente qualquer negócio.

Para se ter uma ideia da importância do SEO, estudos mostram que o percentual de cliques no primeiro resultado de um site de busca é de 28,5%! Os cinco primeiros resultados absorvem juntos 67,6% de todos os cliques, e, no total, a primeira página de resultados fica com 71% de cliques, deixando muito pouco para as páginas subsequentes. Portanto, estar bem posicionado te dará a visibilidade necessária para ter mais visitantes e garantir mais vendas.

Tenha em mente que o algoritmo dos sites de busca é muito poderoso e que não deve ser menosprezado. O Googlebot, por exemplo, é um mecanismo que faz uma varredura sobre as páginas de um domínio e os indexa, ou seja, os categoriza e armazena. Quando fazemos uma busca, essa biblioteca é acessada, o que permite que quase instantaneamente o navegador receba as informações procuradas. Com o aperfeiçoamento da chamada experiência do usuário, os algoritmos são capazes de entender a intenção das pessoas ao clicarem em um link, isto é, contextualizar o resultado de acordo com as opções de escolha de outros usuários.

Um site hierarquicamente estruturado, isto é, que possua uma lógica entre suas páginas, é essencial para que o bot o categorize corretamente. Isso significa que uma loja de roupas, por exemplo, deve dividir em categorias seus produtos, do mais geral ao mais específico, para facilitar a navegação do usuário e permitir que o bot escavador mapeie todo o site. A trilha de links, chamada de breadcrumbs, ilustra bem esse processo.

Portanto, conhecer seu cliente em potencial e moldar o conteúdo do site em torno dele é uma medida importante, além de muito difundida atualmente, uma vez que os mecanismos de busca estão se aprofundando cada vez mais na experiência de busca do usuário. Desta forma, você conseguirá aprofundar-se no seu nicho de negócio, e os resultados de pesquisa sobre seus produtos serão muito melhor direcionados.

As keywords, ou palavras-chave, devem ser pensadas e utilizadas com bastante atenção. A regra é que palavras-chave muito curtas e muito abrangentes atraem mais acessos, mas brigam com os resultados da concorrência. Já o inverso, ou seja, palavras-chave mais longas e específicas, direcionam mais as pesquisas, porém não têm tanto alcance. Há ferramentas, como o planador de palavras-chave do Google, que mostram o volume de buscas por certos termos, além de indicar alternativas dentro da mesma categoria. O mesmo serve para o título e meta tags de suas páginas. A meta tag é um breve resumo do teor do seu site, e é ela que irá aparecer para os sites de busca. Certifique-se de descrever sua atividade precisa e sucintamente para otimizar a busca por sua loja.

Quanto ao conteúdo, um site bem organizado e intuitivo colabora com a navegação do usuário e também com o algoritmo do site de busca. Um diferencial pode ser ter um mapa de site, por exemplo. Tenha em mente que o algoritmo pode ler até mesmo o “alt text” das imagens, que nada mais é do que aquele texto que aparece quando repousamos o mouse sobre uma foto. Utilizar boas palavras-chave sobre esse recurso é de grande valia. O mesmo vale para o nome da imagem! Sim, salve o nome da imagem de acordo com a regra da palavra-chave e terá um efeito positivo. Também use e abuse das linkagens internas, isto é, links que levam o usuário a “passear” dentro do site, relacionando páginas entre si e que o incentive a passar mais tempo no seu e-commerce. Quanto mais tempo um usuário passa navegando em um site, mais o algoritmo entende que ele é relevante e confiável.

Agora resta certificar-se que seus produtos possuem uma descrição ótima, que não causem nenhuma dúvida e que seu cliente achou exatamente o que procurava! Um texto descritivo, criativo e original é um grande diferencial e uma necessidade. Afinal, será ele que fará a venda para você! Além disso, permita-se despertar no seu cliente a vontade de comprar seu produto! Se possível, aumente a experiência do usuário, com fotos, vídeos e outros conteúdos multimídia. Tenha também um espaço de destaque para as opiniões de seus clientes, pois comentários e avaliações influenciam muito novos compradores.

Por fim, busque sempre funcionalidades que possam facilitar a vida do seu cliente. Adaptar seu site para navegação mobile, disponibilizar um campo para calcular frete, tomar cuidado com excesso de anúncios e pop-ups, entre outras coisas que frustram usuários, são medidas que trarão conforto para quem acessar seu site. E atualize-se sempre que possível! As ferramentas estão sempre evoluindo, e pode ser que o que vale hoje não tenha o mesmo significado amanhã. É importante estar aberto para se autoavaliar, entender o que os concorrentes estão fazendo, saber simplificar e otimizar seu e-commerce. O SEO é um processo contínuo de aperfeiçoamento, e seguindo essas e outras dicas, você com certeza chegará ao topo!

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