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Com retorno presencial aos trabalhos, saiba como manter a alimentação saudável fora de casa

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

O trabalho presencial requer disciplina na alimentação, portanto, entenda maneiras de seguir comendo de forma equilibrada

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ColunaEducaçãoECarreira

Para um bom funcionamento do organismo é necessário manter uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas, ferro, proteínas e uma ingestão adequada de carboidratos para ter equilíbrio, não se pode esquecer também de ingerir uma boa quantidade de água, para ter um intestino e rins em ótimas condições.


Com a rotina agitada do dia a dia, foi possível considerar que com os trabalhos home office fica mais fácil de planejar as refeições de casa, conseguindo fazer as alimentações de forma correta, podendo cozinhar ou preparar marmitas mais saudáveis para o dia a dia. Diferente dos trabalhos presenciais que requer ainda mais disciplina e planejamento na hora do café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Com a volta dos trabalhos presenciais, a rotina muda e para isto é preciso levar alguns pontos em consideração.


Porém, manter os hábitos alimentares fora de casa durante a semana no período de trabalho no escritório é fundamental. É preciso se disciplinar para evitar os excessos e sair da rotina, mantendo uma ingestão alimentar adequada  durante o dia, para que não ocorra nenhum problema de saúde no futuro. Portanto, ao retornar ao escritório, tenha conhecimento se haverá refeitório, cozinha e restaurantes ao redor para se alimentar, entenda qual será o funcionamento da empresa em relação a alimentação dos funcionários para assim então fazer escolhas corretas.


Se a empresa disponibilizar vale refeição para comer fora do escritório, em restaurantes por exemplo, prefira escolher lugares que tenham um bom aspecto de limpeza e higiene, e caso seja por kilo, por exemplo, procure selecionar para o prato porções maiores de salada, vegetais e legumes. Além de que, é importante evitar ao máximo o consumo de frituras na montagem do prato, prefira sempre as proteínas grelhadas ou assadas.


Uma dica fundamental é selecionar alimentos coloridos e montar o prato com até cinco cores, ter este hábito, faz com que ingira mais comida ricas em diversos nutrientes. E caso goste de comer o famoso arroz com feijão, prefira o arroz integral para uma melhor ingestão de fibras, ajudando no funcionamento do intestino e também ajuda a gerar mais saciedade durante a refeição.


Fatores como: planejamento alimentar, disciplina e rotina de exercícios físicos auxiliam muito para que o ser humano tenha um hábito saudável. Portanto, caso a empresa ofereça somente o refeitório no local, prefira levar marmitas preparadas em casa, aproveite para utilizar o cartão de alimentação para fazer as compras da semana, ou caso seja disponibilizado vale refeição, faça escolhas por lugares e pratos mais saudáveis.

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