Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 02 de Janeiro de 2022, 12:23 - A | A

Domingo, 02 de Janeiro de 2022, 12h:23 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Cozinha planejada: veja dicas para esconder o botijão de gás

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Antes, é preciso se atentar para medidas de segurança

iStock

ColunaCasaEDecoração

Quem nunca sonhou com uma cozinha planejada? Ter todos os armários milimetricamente calculados para encaixar nas paredes deixa o ambiente sofisticado. Mas, se tem um item que quase sempre causa indecisão na hora de planejar a cozinha, é o botijão de gás. Muito comum nos lares brasileiros, o acessório chama a atenção por seu tamanho e sua cor. É difícil de ser combinado com outros objetos e com a decoração do ambiente.

Para solucionar esse problema, muitas pessoas optam por colocar o botijão de gás no exterior da casa. É uma boa solução, mas nem todos têm o espaço suficiente em suas casas para fazer isso. Logo, surgem outras ideias. Esconder o botijão dentro de um armário é uma delas. Mas será que essa é uma decisão recomendada pelo Corpo de Bombeiros? A verdade é que não.

Antes de realizar qualquer alteração no local onde o botijão de gás está instalado, é necessário considerar as medidas de segurança indicadas para lidar com esse item perigoso. Colocar o botijão em ambientes fechados não é recomendado pelos especialistas em segurança. É de suma importância haver circulação de ar, para que o gás possa ser dissipado em caso de vazamento. Afinal, pode haver risco de explosão.

Outro hábito muito comum nos lares brasileiros é cobrir o botijão de gás com um pano ou plástico. Isso pode ser muito perigoso, visto que esses materiais são altamente inflamáveis e podem causar danos graves em caso de incêndio.

O ideal mesmo é que o botijão de gás fique alocado no ambiente externo, mas sempre protegido contra o sol e a chuva. Se isso não for possível, deixe-o dentro de casa – de preferência, perto de janelas e portas, para que o ar possa circular e para que não haja perigo em caso de vazamento.

Para quem quer esconder o botijão, uma alternativa é colocá-lo embaixo da pia. Mas é preciso se certificar de que há espaço suficiente para ventilação. Também é possível colocá-lo em armários, mas, nesse caso, é preciso contratar um marceneiro e pedir orientação profissional, seja revendedor de gás ou outro, sobre a colocação da mangueira através de uma passagem própria.

Em caso de dúvidas, é sempre bom conversar com o seu revendedor de gás para saber onde colocar o botijão. O suporte de um especialista é muito importante para que os erros mencionados até aqui não aconteçam.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS