Sábado, 20 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 25 de Dezembro de 2021, 11:58 - A | A

Sábado, 25 de Dezembro de 2021, 11h:58 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Como escolher o modelo ideal de rack para a sala de estar

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Deve-se considerar tamanho da sala e da TV, além de estilo e funcionalidade desse móvel

iStock

ColunaCasaEDecoração

Há uma diversidade de racks para TV à venda. É preciso de atenção para selecionar o rack ideal para cada sala de estar. Tanto o tamanho, como o material, podem influenciar na funcionalidade e na decoração. É preciso considerar o estilo da sala e também o potencial de estoque para itens que precisam ser guardados nele.


O tamanho deve ser proporcional à amplitude da sala. Um rack muito grande em uma sala muito pequena irá atravancar o espaço. Já um rack pequeno demais em uma sala espaçosa pode dar a impressão de vazio e falta. Assim, para ter uma noção do espaço, é possível usar fitas adesivas no chão para visualizar quanto de espaço cada tipo de rack ocuparia.


Além do tamanho da sala, é também preciso considerar o tamanho da TV. O mesmo princípio funciona. Uma TV pequena em um rack grande pode ficar estranha. E uma TV enorme em um rack pequeno também pode ficar desarmônica. É fundamental acertar em todas as proporções para que o rack entre bem na decoração.


O material também varia de acordo com o estilo da sala. Para uma sensação maior de aconchego, a madeira maciça é uma boa opção. Já um espaço mais clean e minimalista pede um rack de cor neutra, como branco, que pode ser encontrado em materiais como o MDF ou o MDP. Cores mais vibrantes podem entrar em uma casa com estilo mais colorido.


O rack tem outras funções além de comportar a TV. Antes de comprá-lo, é interessante pensar nos elementos que ficariam nele guardados. Alguns têm portas para abrir e outros apresentam gavetas. Há também aqueles com espaços à mostra, ideais para colocar livros e objetos de decoração.


Muitas pessoas procuram modernizar ainda mais o rack com fitas de LED, mas antes é importante checar a corrente elétrica dos fios com um alicate amperímetro. Verificar as instalações elétricas é um fator importante, já que a tomada que fica perto do rack pode ser utilizada por diversos aparelhos. Se a residência for antiga, vale a pena verificar se não é preciso trocar os fios e até modernizar o quadro de luz. Para os mais modernos, é possível conectar todos os aparelhos a dispositivos de casa inteligente.


Por fim, se o rack for ocupar um espaço que a sala não comporta, também se pode pensar em um painel de TV em substituição, pois os painéis de TV simples ocupam pouco espaço. Com isso, ganha-se espaço para a circulação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS