Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 22 de Abril de 2023, 14:45 - A | A

Sábado, 22 de Abril de 2023, 14h:45 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Aprenda como montar uma horta vertical em casa

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Otimize seu ambiente e plante suas próprias hortaliças e temperos

iStock

ColunaCasaEDecoração

Para quem vive em casas ou apartamentos com um tamanho reduzido e mesmo assim não abre mão de ter um espaço que valorize a natureza, a horta vertical é uma opção que permite a otimização do ambiente e ainda possibilita a plantação de hortaliças, ervas e flores que podem ficar suspensas. Ela pode ser montada de diversas formas, aproveitando até mesmo coisas que já tem em casa.


Existem muitas vantagens em montar uma horta vertical, e não precisa de muito esforço para que as suas plantas cresçam saudáveis. O essencial é escolher um lugar onde tenha uma parede livre para a montagem e que bata sol pelo menos por algumas horas do dia. Dessa forma, qualquer pessoa pode fazer um espaço como esse, mesmo que não tenha prática com jardinagem.


Além disso, não há nada como ter temperos frescos em casa e ainda saber que isso foi plantado pelas próprias mãos. Apesar de ainda existirem muitas dúvidas de como montar a horta verticalmente, é tão simples quanto parece. Aqui teremos algumas dicas de como aproveitar seu espaço e deixar ele ainda mais bonito e verde.


Saiba o tipo de horta vertical ideal
Existem diversos formatos de horta, que vão de acordo com o gosto de quem está montando ou até mesmo com a decoração da casa. Os vasos podem ser de barro, de vidro, ou até mesmo feitos com materiais recicláveis, como canos de PVC ou garrafas pet, por isso é preciso escolher o modelo que irá combinar mais com o ambiente.


Outro ponto importante é pensar em qual será a melhor forma de irrigação, se terá um sistema automático ou se as plantas serão regadas manualmente. As hortas demandam bastante água, devido a exposição ao sol, que seca a terra mais rapidamente. Uma dica importante para saber quando elas precisam ser regadas é colocar a mão na terra e ver se ela ainda está úmida.


Quais plantas se adequam melhor?
Não existem muitas restrições de plantas quando falamos de hortas em casa, mas algumas podem ser mais adequadas a ambientes desse tipo. Para escolher da melhor forma e atender às suas necessidades, dê preferência para aquelas que são usadas no dia a dia dos seus preparos na cozinha, como coentro, cebolinha e tomate, por exemplo.


As frutas também podem estar presentes na sua horta. Morangos ou amoras são algumas das que podem se adequar às demais plantas. O importante é lembrar sempre do cuidado diário que deve ter com o ambiente verde da sua casa. Podar as plantas e limpar as folhas são ações essenciais para que elas cresçam saudáveis.


Escolha bem os materiais
Para fazer uma horta vertical, é preciso escolher materiais resistentes que irão aguentar sol e chuva diariamente. Antes de montar uma horta, de fato, é necessário que haja um planejamento e, se precisar, até desenhar para entender como ela ficará na parede e conseguir se preparar melhor.

Materiais como madeira ajudam a dar uma sustentação melhor para os vasos que serão instalados na parede, mas é interessante pensar nos acabamentos para que sua horta fique com um design bonito. Ferramentas como uma serra ou uma lixadeira podem ajudar nesses retoques finais e deixar o espaço ainda melhor.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS