Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 27 de Junho de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 10 de Abril de 2022, 11h:58
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

5 dicas para decoração minimalista em apartamento pequeno

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

O segredo é aproveitar bem os espaços

iStock

ColunaCasaEDecoração

Como decorar um espaço pequeno, onde cada centímetro faz diferença? Para quem mora em apartamentos de até 56 m², essa pergunta é muito importante. Afinal, os móveis e itens decorativos precisam estar milimetricamente posicionados, para que seja possível circular no ambiente. A melhor opção, nesses casos, é optar pelo estilo minimalista, onde menos é mais.  

Pensando nisso, as dicas abaixo têm o objetivo de ajudá-lo a decorar o seu apartamento pequeno com móveis funcionais e aproveitando bem os espaços. Confira!

1) Planejamento é obrigatório
Sair comprando tudo o que vê pela frente é um erro. Às vezes, um sofá que admiramos no mostruário de uma loja não fica bem em nossa sala. É preciso considerar o tamanho do cômodo onde o móvel ficará. Não importa se gostamos daquele sofá reclinável de 5 lugares, pois ele vai ocupar uma sala pequena quase completamente. Por isso, planeje as suas compras considerando o espaço disponível.

2) Menos é mais
Menos é mais é o lema do minimalismo. Não adianta entulhar um quarto pequeno de coisas, pois sobrará pouco espaço para circular. Dê preferência para as suas peças preferidas, um ou dois quadros na parede e poucos livros nas prateleiras. Opte por móveis funcionais, como uma cama-baú, que também pode servir para guardar itens grandes e pesados.

3) Use cores claras
Este é um truque antigo: as cores claras fazem o ambiente parecer maior. Para as paredes, que têm um grande destaque nos cômodos, escolha o branco ou tons pastéis de azul, rosa ou amarelo, por exemplo. Se você quer um toque de cor, pode escolher tons mais festivos para os objetos decorativos e móveis. Até as plantas podem dar um up na decoração.

4) Prateleiras são curingas
As prateleiras podem ser grandes aliadas para uma decoração minimalista, e têm o objetivo de deixar o ambiente mais organizado, aproveitando da melhor forma possível o espaço. Aproveite o comprimento das paredes para instalar prateleiras e nichos. Hoje, há diversas opções disponíveis no mercado, inclusive em formas diferenciadas.

5) Aproveite bem os espaços
Cada centímetro conta. Uma cozinha com móveis planejados, por exemplo, considera o tamanho do cômodo para criar um mobiliário que possa se encaixar perfeitamente no espaço. É importante falar com a sua distribuidora de gás antes de fazer obras mais complexas, para que não aconteça nenhum acidente. Aproveite cantos, paredes e até o teto.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix