Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 02 de Fevereiro de 2020, 12:23 - A | A

Domingo, 02 de Fevereiro de 2020, 12h:23 - A | A

Coluna Bem-Estar

Mulheres têm mais dificuldade para perder peso: mito ou verdade?

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Homens têm maior porcentagem de massa muscular, o que pode facilitar a perda de calorias

Divulgação

ColunaBem-Estar

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Copenhague, em 2018, monitorou a dieta de 2,5 mil pessoas pré-diabéticas e com sobrepeso e concluiu que, durante o período de oito semanas, os homens perderam em média 11,8 kg, enquanto as mulheres perderam 10,2 kg. O resultado foi suficiente para que a imprensa alardeasse a informação de que mulheres enfrentam mais dificuldades do que homens quando o assunto é a perda de peso. O dado, no entanto, não é suficiente para concluir que elas precisam fazer mais esforço para emagrecer.

De acordo com Ian Macdonald, professor da Universidade de Nottingham, que também integrou o estudo, a explicação não é tão simples. Segundo ele, o resultado foi “apenas uma consequência da diferença no tamanho do corpo. Se tivéssemos homens menores e mulheres maiores, seria o contrário". Em entrevista à BBC, Macdonald destacou ainda que todos os participantes do estudo consumiram o mesmo montante de alimentos (um total de 810 calorias), sem levar em conta diferenças como o gasto energético -- que é maior nos homens -- e o peso propriamente dito, que era em média de 109 kg nos homens e de 96 kg nas mulheres.

O professor reconhece, no entanto, que as diferenças identificadas na perda de peso de homens e mulheres favorecem os primeiros. "Para o mesmo índice de massa corporal, os homens tendem a ter mais massa livre de gordura (músculo) e menor massa gorda. Isso se deve ao efeito dos hormônios sexuais na massa de gordura corporal, bem como na distribuição de gordura", disse ao jornal britânico. Por conta da grande quantidade de testosterona, os homens são geneticamente projetados para ter mais massa muscular e menos gordura e, por isso, têm o metabolismo mais acelerado, o que significa que consomem mais energia e, consequentemente, perdem peso com mais facilidade.

Em entrevista ao site Minha Vida, a médica endocrinologista Valéria Goulart apontou a diferença na perda de calorias entre homens e mulheres durante a realização de atividades físicas.  "Durante os exercícios, a mulher gasta menos calorias do que o homem. Em uma hora de atividade aeróbica intensa, ela vai banir cerca de 600 calorias, enquanto ele manda embora 800 (considerando mesma altura, peso e idade)", disse. Ela também destacou que as mulheres costumam reter gordura em mais pontos do que os homens -- elas acumlam tecido adiposo na região dos quadris, glúteos e culotes, enquanto eles tendem a acumular no abdômen.

Existe dieta específica para cada gênero?
Apesar das diferenças constitutivas entre homens e mulheres, especialistas apontam que não é necessário desenvolver uma dieta específica para cada gênero quando o objetivo é emagrecer. Isso porque homens e mulheres precisam dos mesmos nutrientes -- proteínas, carboidratos e gorduras -- para manter uma alimentação saudável, o que vai mudar são as quantidades, que devem ser baseadas na composição corporal de cada um (quantidade de gordura e massa magra).

De acordo com Rick Miller, nutricionista do Hospital King Edward VII, em Londres, um homem e uma mulher das mesmas proporções terão necessidades semelhantes de calorias e nutrientes por dia. Segundo ele, contudo, os gêneros possuem algumas necessidades nutricionais específicas. "Quando se trata de micronutrientes (vitaminas e minerais), existem algumas diferenças entre homens e mulheres. Por exemplo, a menstruação aumenta as necessidades de ferro da mulher devido à perda de sangue", afirmou em entrevista à BBC.

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 



 


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS