Campo Grande Quarta-feira, 08 de Maio de 2024


Dourados Domingo, 29 de Junho de 2014, 07:23 - A | A

Domingo, 29 de Junho de 2014, 07h:23 - A | A

Aberto edital para concessão de ferrovia

Alessandra Marimon (Especial para o Capital News - www.capitalnews.com.br)

Está em andamento na ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) um chamamento público para complementação dos estudos de viabilidade técnica para subsidiar a implantação da infraestrutura ferroviária no trecho entre Estrela D’Oeste (SP) e Dourados, que terá 659 km.

O edital, publico no dia 10 de junho, trata da “concessão do serviço público de exploração da ferrovia, compreendendo a construção, manutenção, monitoramento e gestão”. Os interessados têm até o dia 8 de julho para se manifestar. Depois têm 180 dias para apresentar os estudos.

De acordo com a ANTT, a implementação deste novo trilho irá prover uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos, cana-de-açúcar, além de outros produtos agrícolas de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo pela ferrovia Norte-Sul. “Neste contexto, a ferrovia irá operar como uma extensão da ferrovia Norte-Sul, que possibilitará a interconexão entre a região norte e os portos de Rio Grande (RS), Santos (SP) e Itaguaí (RJ), cruzando o interior do Brasil”.

Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras. O valor máximo global para ressarcimento é de 2,5% do valor do investimento estimado para o empreendimento. No ano passado o governo estimou essa ferrovia em R$ 2,93 bilhões.

A Ferrovia Estrela D’Oeste-Dourados (EF 267) atravessa 19 municípios, sendo 12 no Estado de São Paulo e sete em Mato Grosso do Sul. A ligação com a Norte-Sul é feita em Estrela D’Oeste. Em Dourados faz a ligação com a ferrovia projetada EF-484, que ligará Maracaju ao Porto de Paranaguá.
Antes de entrar no MS, em Brasilândia, a EF267 passa por Panorama (SP). No Mato Grosso do Sul passa também pelos municípios de Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica e Deodápolis.

A publicação no Diário Oficial pode ser consultada no link: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=10/06/2014&jornal=3&pagina=134&totalArquivos=252 .

O termo de referência está disponível no link: http://pilferrovias.antt.gov.br//html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=1287. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS