Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Rural Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010, 09:08 - A | A

Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010, 09h:08 - A | A

Cartão do produtor é a grande novidade no agronegócio

Valquiria Oriqui - estagiária - www.capitalnews.com.br

Na tarde desta quinta-feira (16), durante abertura do Showtec 2011, foi firmado um convênio que visa medidas para o desenvolvimento do setor agropecuário de Mato Grosso do Sul.

A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e o Governo do Estado assinaram o convênio para assessorar o plano piloto do sistema de emissão da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA).

A emissão da GTA complementa a emissão da Nota Fiscal do Produtor Eletrônica (NFP-e), já disponível por meio da internet, e traz comodidade aos produtores rurais, que não dependem mais de órgãos como a Agência Fazendária (Agenfa) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) para obter o documento.

Pelo convênio, a Famasul vai supervisionar os testes de emissão dos documentos, via sindicatos rurais. A e-guia será emitida por meio de um cartão magnético individual fornecido ao produtor, o qual conterá um chip com todas as informações sanitárias de cada propriedade rural.

Além da e-GTA, o Governo Estadual anunciou a unificação do cadastro de bovinos e bubalinos, uma vez que os dados antes eram comunicados ao Iagro e à Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz).
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS