Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Rural Terça-feira, 01 de Setembro de 2009, 07:16 - A | A

Terça-feira, 01 de Setembro de 2009, 07h:16 - A | A

Seprotur deve mapear a produção da agricultura Familiar em MS

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) vai mapear a sazonalidade da produção na agricultura familiar do Estado. A informação foi dada pela secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, nesta segunda-feira (31), durante a abertura da Oficina Estadual sobre Alimentação Escolar, na Capital.

Tereza explica que com a determinação do Governador André Puccinelli de que o Mato Grosso do Sul tornar-se referência nacional na implementação técnica e administrativa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), coube a Seprotur equacionar os gargalos da produção. Ela lembra que o setor, conforme a Lei 11.947/2009, deverá responder por no mínimo 30% da merenda escolar.

“O governador já declarou que deseja fazer do PNAE no Estado um modelo, e determinou que diversas secretárias ajam em conjunto, como já vem ocorrendo”, destacou.

Quanto aos impactos, a secretária da Seprotur revelou que somente nos 174 projetos de assentamento rural existentes no Estado, o PNAE deverá mobilizar aproximadamente 32 mil pequenos produtores da agricultura familiar. Em termos de valores, a estimativa é da ordem de R$ 9 milhões. “Este dinheiro vai movimentar a economia do Estado, gerar renda nos municípios e fixar o produtor no campo”, disse Tereza Cristina.

Para o Delegado Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário no Estado, Celso Arruda, o desafio é fazer com que todos os projetos de assentamento existentes passem a produzir efetivamente. Ele lembrou que infelizmente, por diversos motivos, 16 mil assentados ainda não conseguem produzir, embora, saiba-se que 80% dos produtos de origem da agricultura familiar consumidos no Estado venham de outras unidades de federação. “Os desafios são grandes, mas, organizando nossa agricultura familiar, como estamos vendo agora com tantos órgãos caminhando juntos, venceremos estes obstáculos”, conclui.(com informações da Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS