Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 06 de Junho de 2017, 13:36 - A | A

Terça-feira, 06 de Junho de 2017, 13h:36 - A | A

Coimercialização atrasada

Por conta do preço, comercialização da soja brasileira está atrasada

Com a desvalorização do produto, o porto de Paranaguá, no Paraná, chegou a registrar 11,5% de queda em seis meses, chegando a cerca de R$ 67 a saca

Cristiano Arruda
Capital News

A comercialização da safra de soja está atrasada no Brasil e somente 58% da produção foi vendida até agora em um movimento provocado pela queda de preço, que desestimulou a negociação do produto. Segundo a consultoria Safras & Mercado, nesta mesma época do ano passado, 76% da produção já havia sido vendida, superando inclusive a média histórica, que é de 74%.

No fim do mês de maio, a Bolsa de Chicago checou ao menor patamar de preço dos últimos 13 meses. Com a desvalorização do produto, o porto de Paranaguá, no Paraná, por exemplo, chegou a registrar 11,5% de queda em seis meses, chegando a cerca de R$ 67 a saca.

Seundo o Canal Rural, a consolidação de uma oferta grande veio de recordes tanto no Brasil quanto nos EUA, que teve um aumento de área neste ano, afirma o diretor de commodities da INTL FCStone, Glauco Monte. "O plantio está se encerrando e, por mais que tenha especulação com relação a chuvas, está se encerrando bem. De outro lado, aqui no Brasil, a gente ainda tem uma comercialização muito lenta. Se compararmos o mês de maio com abril vimos um avanço significativo, principalmente pelas variações de preço por causa do dólar”, diz.

Até a definição da safra norte-americana em outubro podem ocorrer oscilações de preços interessantes para se comercializar a produção brasileira. "Consolidando a safra americana, a gente poderia atingir novas baixas por causa da pressão que se tem na entrada de uma safra grande nos Estados Unidos. Mas, antes disso, acho que o mercado ainda vai parar e analisar um pouco para entender o tamanho desta safra", afirma Monte.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS