Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 28 de Novembro de 2017, 13:15 - A | A

Terça-feira, 28 de Novembro de 2017, 13h:15 - A | A

FUNRURAL

Medida que garante renegociação de débitos pelo Funrural será votada esta semana

Deputado se pronuncia sobre projeto de lei que prevê anistia de dívidas retroativas

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Foto: Deurico Ramos

Liderança

O deputado Dagoberto Nogueira (PDT) se pronunciou sobre a Medida Provisória 793/2017

O deputado Dagoberto Nogueira (PDT) se pronunciou sobre a Medida Provisória 793/2017. Ele espera que milhões de produtores rurais, cooperativas e frigoríficos possam renegociar as dívidas previdenciárias com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).

 

Caso a medida não seja aprovada no Congresso durante esta semana, o parlamentar trabalhará para que o Projeto de Lei 7391/2017 seja aprovado. Enquanto a MP 793 garante a renegociação dos débitos, o PL 7391 prevê a anistia de dívidas e multas oriundas da cobrança retroativa da contribuição do Funrural durante o período de 2010 a 2017.

 

De acordo com a Frente Parlamentar da Agropecuária, as dívidas remontam mais de R$ 80 bilhões. “Num momento de crise econômica, cobrar os valores retroativos desde 2011 até 2017 acarretará  endividamento rural com demissões maciças no campo. As decisões controversas das instâncias inferiores e do próprio STF não podem prejudicar milhões de produtores rurais”, declarou.

 

Para o parlamentar, as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) acabaram gerando confusão entre os produtores, que não podem ser prejudicados com o atual entendimento sobre o Funrural. “Se a MP 793 não for votada, visto que a base de Temer está cada vez mais dispersa, vamos batalhar para adiantar a aprovação do meu projeto. O setor rural é a locomotiva do país e ela não pode ser prejudicada pela insegurança jurídica”, afirmou Dagoberto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS