Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 25 de Abril de 2018, 07:49 - A | A

Quarta-feira, 25 de Abril de 2018, 07h:49 - A | A

PIB

Mato Grosso do Sul terá alta de 2,4% no PIB da agropecuária

Agropecuária deve registrar PIB negativo nos estados da região Sul do Brasil

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Semagro

Mato Grosso do Sul terá alta de 2,4% no PIB da agropecuária

As exportações de soja de Mato Grosso do Sul cresceram mais de 85% no início deste ano

Mato Grosso do Sul e Mato Grosso serão os únicos estados do Centro-Oeste que terão crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária em 2018, com alta de 2,4% e 2%. De acordo com o site Valor Econômico, a expectativa de crescimento é de 0,7%, bem abaixo dos 13% registrados no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

O agropecuária pesa 5,3% no PIB. O setor deve registrar PIB negativo nos estados da região Sul: Paraná (-3,5%), Santa Catarina (-2%) e Rio Grande do Sul (-6,6%). 

 

O Estado ocupa a 16ª posição do ranking do PIB das federações, sendo responsável por 1,4% das riquezas nacionais. No Centro-Oeste, a participação é de 14,33%.

 

“Pelo terceiro ano consecutivo teremos safra recorde de grãos. Estamos vendo que no Sul o quadro é diferente, há os problemas climáticos e agora o baque da avicultura, com o embargo de pelo menos 30% da produção de frangos. As exportações de soja de Mato Grosso do Sul cresceram mais de 85% no início deste ano. Nossas exportações de carne aumentaram 17%. Não há dúvida que a agropecuária seguirá contribuindo com o fortalecimento da nossa economia, gerando mais oportunidades”, comentou governador Reinaldo Azambuja.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS