Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 22 de Junho de 2017, 09:09 - A | A

Quinta-feira, 22 de Junho de 2017, 09h:09 - A | A

Suspensão

JBS de Campo Grande e mais quatro frigoríficos têm exportações de carne suspensas

Medida se deve às irregularidades provocadas pela reação à vacina da febre aftosa

Gian Nascimento
Capital News

Divulgação/Assessoria

Exportação estadual de industrializados registra nova queda

A proibição das exportações de carnes não tem data limite

 

A unidade do frigorífico JBS de Campo Grande teve as exportações de carne suspensas nesta quarta-feira (21) pelo Ministério da Agricultura. Também estão com as vendas proibidas outras quatro plantas, sendo três do Marfrig – em Paranatinga/MT, Promissão/SP e São Gabriel/RS – e uma do Minerva – em Palmeiras de Goiás/GO.

A medida se deve às irregularidades, descobertas pelas autoridades sanitárias americanas, na reação à febre aftosa. A proibição não tem data limite e segundo o ministério continuará em vigor até que sejam adotadas “medidas corretivas”.

No documento recebido pelo Ministério da Agricultura, a agência do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, relatou não conformidades constatadas em reinspeção de produtos dos locais em questão. A suspensão então ocorreu imediatamente como medita preventiva até que a correção e esclarecimentos sejam realizados para normalizar a situação.

"Trabalhamos ainda, para que não haja recusa das mercadorias já embarcadas, até porque não há risco algum à saúde pública. O mecanismo de autossuspensão é acionado como estratégia para facilitar o retorno de forma mais acelerada, após os esclarecimentos", diz a nota da pasta.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) a suspensão se fez necessária já que em alguns casos a reações à vacina contra a febre aftosa pode provocar abscessos internos e, portanto, não visíveis. "A iniciativa demonstra a responsabilidade do Brasil no que diz respeito à condução de suas exportações. As plantas industriais suspensas representam uma fração mínima da produção nacional de proteína animal".

Em nota, a JBS disse que já encaminhou os esclarecimentos solicitados via ABIEC e ressaltou que "não foram encontrados problemas relativos às instalações da planta ou de qualidade do produto”.

Deurico/Arquivo Capital News

Frigorifico JBS

JBS em Campo Grande - Mato Grosso do Sul

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS