Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 06 de Maio de 2016, 10:38 - A | A

Sexta-feira, 06 de Maio de 2016, 10h:38 - A | A

Cadastro Ambiental Rural

Inscrição no CAR é prorrogada para pequenos produtores do País

Para demais proprietários rurais o prazo chegou ao fim

Liniker Ribeiro
Capital News

Érico Melo

Foto ilustrativa de porteira, fazenda, sítio, chácara, estância, rural, agronegócio

Prazo para cadastro das pequenas propriedades rurais foi prorrogado para maio de 2017

O Governo Federal estendeu o prazo para que pequenos produtores façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de seus imóveis. De acordo com publicação no Diário Oficial da União na quinta-feira (5), proprietários rurais com até 4 módulos fiscais podem realizar a inscrição até 5 de maio de 2017. Para os demais produtores brasileiros, o prazo venceu ontem. 


Módulos fiscais são unidades de medidas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para cada município do País. Em Mato Grosso do Sul, segundo a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), os módulos variam entre 15 e 110 hectares.

CAR
Criado por meio da Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (SINIMA), o CAR é um registro eletrônico que busca incluir informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Por meio sistema, que é obrigatório para todos os imóveis rurais, é possível monitorar e combater o desmatamento em áreas de vegetação do país, além de possibilitar planejamentos ambientais e econômicos das propriedades rurais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS