Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Rural Quarta-feira, 07 de Outubro de 2009, 19:02 - A | A

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2009, 19h:02 - A | A

Definida programação da Mostra de Agricultura Familiar de Corumbá

Da Redação (AP)

Será promovida no dia 16 de outubro a 3ª Mostra de Agricultura Familiar de Corumbá (MS), simultaneamente à 1ª Feira de Sementes e Mudas do município. O evento pretende atrair pequenos produtores rurais da região e acontecerá na Estação Experimental do Campo, no assentamento Taquaral.

No ano passado cerca de 80 agricultores rurais e urbanos, técnicos, estudantes, professores, representantes de ONGs e de instituições parceiras acompanharam as atividades da mostra, que comemora o Dia Mundial do Alimento (16 de outubro).

O pesquisador Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disse que a feira de sementes é uma tentativa de estimular os agricultores da região a trocarem mudas e sementes que eles mesmos reproduzem nas propriedades.

“Um estudo já publicado pela Embrapa Pantanal constatou que existem 19 variedades de mandioca cultivada nos assentamentos de Corumbá e Ladário”, disse Alberto. Segundo ele, como a região tem condições climáticas diferenciadas em relação a outros locais, as plantas que conseguiram sobreviver ao excesso de chuvas ou à seca prolongada estão adaptadas.

Na opinião do pesquisador, esse material genético precisa ser avaliado e preservado. “Por isso a importância da 1ª feira de sementes e mudas, que neste ano deve começar pequena, mas vai se tornar um importante espaço de troca e preservação de material”, afirmou.

São realizadores da Mostra a Embrapa Pantanal, Fundação Terra Pantanal, Estação Experimental do Campo, Secaf (Consultoria e Assessoria para Agricultura Familiar), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Cisv (Comunità Impegno Servizio Volontariato), Ataac (Associação dos Técnicos em Agropecuária dos Assentamentos de Corumbá) e Prefeitura de Corumbá.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS