Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 19 de Outubro de 2016, 12:58 - A | A

Quarta-feira, 19 de Outubro de 2016, 12h:58 - A | A

Soja

Cuidados na escolha da variedade de soja ajudam em períodos de chuva em MS

A semeadura começou dia 16 de setembro em Mato Grosso do Sul

Myllena de Luca
Capital News

Aprosoja

Cuidados na escolha da variedade de soja ajudam em períodos de chuva em MS

Variedades tardias são mais recomendadas para quem deixou para plantar mais tarde

Em períodos de chuva em Mato Grosso do Sul, os cuidados para escolher variedades de soja ajudam na produção. Entre diversos desafios está como escolher variedade do grão de soja que será plantado. A opção interfere no resultado da produção.


De acordo com a Aprosoja, o analista de grãos Leonardo Carlotto, do Sistema Famasul afirma que tudo gira em torno da gestão. “E sabemos que a agricultura depende muito da gestão, da visão e da expertise do produtor”, afirma.


Se logo no início do período de semeadura o produtor optar plantar uma variedade precoce de soja, que leva cerca de 90 dias para se desenvolver, a safra tem grandes chances de ser bem sucedida devido às chuvas que geralmente são registradas em outubro e novembro, contribuindo para bons resultados da oleaginosa.
A semeadura começou dia 16 de setembro em Mato Grosso do Sul. “No entanto, esse tipo de grão não é recomendado para quem deixou pra plantar mais tarde, depois de outubro”, alerta.


Ainda de acordo com Carlotto, entre os fatores que vão influenciar na escolha do tipo de variedade do grão está a região onde a propriedade está localizada. “A localização da área no estado influencia muito porque, no momento, por exemplo, estamos passando por um período de bem pouca chuva na região norte”, contextualiza.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS