Campo Grande Domingo, 19 de Maio de 2024



Rural Segunda-feira, 30 de Novembro de -0001, 00:00 - A | A

Segunda-feira, 30 de Novembro de -0001, 00h:00 - A | A

Conseleite promove seminário para técnicos e produtores de leite

Da Redação (GH)

Começa na próxima semana uma série de palestras para a divulgação do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul (Conseleite). O seminário intitulado “Desenvolvimento e operacionalização do sistema (metodologia) do Conseleite/MS” é voltado para produtores e técnicos a fim de esclarecer as dúvidas dos que atuam na área de produção de leite.

Os palestrantes serão os professores da Universidade Federal do Paraná, Vânia Diadário Guimarães e José Roberto Canziani, responsáveis pelo desenvolvimento da metodologia usada no Conselho. Durante os encontros, os
professores deverão explicar todo o sistema desenvolvido por eles durante o estudo feito ao longo de um ano no Estado.

O primeiro seminário será realizado em Campo Grande no dia 12 de abril, a partir das 14 horas, no auditório do Sindicato Rural e se estenderá para mais cinco municípios do Estado até o dia 16 de abril, conforme programação abaixo:

Campo Grande - 12 de abril de 2011 às 14 horas - Auditório Sindicato Rural - localizado na avenida Raul Pires Barbosa, 116 - Miguel Couto;

Nioaque - dia 13 de abril às 9 horas – Sede Sindicato Rural;

Glória de Dourados - 14 de abril às 9 horas – Anfiteatro da UEMS;

Nova Andradina - 14 de abril às 19 horas – no Sindicato Rural;

Paranaíba - 15 de abril às 18 horas – no Sindicato Rural;

Rio Verde - 16 de abril às 18 horas – no Sindicato Rural

O Conseleite

A metodologia do Conseleite visa, em especial, à organização da cadeia produtiva e principalmente a valorização do produto. Com a implantação do Conselho é possível traçar um valor de referência do produto que pretende representar um valor justo para a remuneração da matéria-prima leite, tanto para os produtores rurais quanto para as indústrias, levando em consideração o volume e a qualidade dessa matéria-prima.

Mensalmente, por meio de resoluções, o conselho divulga os preços de referência finais para o leite entregue no mês anterior e os preços projetados para o leite a ser entregue no mês em curso. O preço, no entanto, é apenas de referência, não é um preço mínimo, nem máximo e não é obrigatório. É uma referência para a livre negociação entre as partes. Cada indústria tem seu próprio mix de produtos o qual influencia a sua capacidade individual de pagamento.

Os preços de referencia do Conseleite são feitos com base em estudo realizado pela Câmara Técnica, a partir de sete sistemas referenciais de produção de leite no Estado de Mato Grosso do Sul. A metodologia de cálculo do custo de produção do leite, que também será publicada pelo Conseleite-MS, considerou a remuneração aos fatores de produção utilizados nas propriedades rurais (custos fixos e variáveis) da mesma forma que a realizada no cálculo dos custos industriais. Os resultados dos custos agrícola e industrial são atualizados e revisados, sempre que necessário, por deliberação do Conselho.

Os custos de fabricação e comercialização dos derivados foram calculados com base em levantamento censitário realizado pela instituição de pesquisa conveniada junto a todas as empresas participantes, que foi submetido à avaliação e aprovação da Câmara Técnica (Camatec) e do Conselho. Os custos de fabricação e comercialização foram determinados para 11 derivados lácteos após ponderação, pelo volume produzido e comercializado, dos diversos tipos de embalagens. O levantamento dos dados considerou um período de 12 meses e foi o mesmo do custo agrícola. A atualização e revisão destes custos também são deliberadas pelo Conselho.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS