Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 29 de Maio de 2017, 18:35 - A | A

Segunda-feira, 29 de Maio de 2017, 18h:35 - A | A

Expotrês

Com a presença da Famasul, Expotrês inicia em Três Lagoas

residente do sistema, Maurício disse que um dos principais pilares da Famasul é o compartilhamento de conhecimentos

Cristiano Arruda
Capital News

  • Divulgação/Assessoria

    Com a presença da Famasul, Expotrês inicia em Três Lagoas

    Com a presença da Famasul, Expotrês inicia em Três Lagoas

    Iniciou hoje (29), a 40ª Expotrês, a feira agroindustrial de Três Lagoas, que busca fomentar a qualificação profissional, uma vez que acredita no desenvolvimento do agronegócio.


A abertura oficial do evento ocorreu na Casa do Criador e contou com a presença do presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito; o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia; o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro; a primeira dama do município, Leide Daiane; o coordenador regional da Agraer MS, Jurandir Xavier; Glaucia Jaruche, presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas; James Magno, Tenente Coronel do Segundo Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas; e Leandro Mota de Arruda, Tenente Coronel do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas.

Para o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, o trabalho desenvolvido pelo Sindicato Rural de Três Lagoas “é o reflexo do bom trabalho”.

Maurício disse que um dos principais pilares do Sistema Famasul é o compartilhamento de conhecimentos. “Não há transformação sem conhecimento. Nessa diretoria vejo que tem muito disso. Em Três Lagoas temos uma atividade que é muito recente. Se formos comparar historicamente a fundação de Mato Grosso do Sul, são 40 anos. O que fez desenvolver o estado está em três grandes pilares, que são: o produtor rural e seus colaboradores; o segundo são as instituições; e o terceiro é a comunidade científica”, conclui.

Marco Garcia abriu o evento e reforçou a diretoria, sócios, secretários, convidados e imprensa, a importância da Expotrês. “É um grande prazer receber vocês em nossa casa, que é o Sindicato Rural de Três Lagoas. Esse evento é  histórico para nós, pois é uma formalização da parte técnica”, reforça.

Garcia também disse que fica feliz ao ver que durante a Expotrês, quatro cursos de 16 horas foram montados, e que as pessoas querem melhorar, empreender seu negócio e investir no tempo e no conhecimento. “Temos essa proposta de levar a qualificação. Iremos começar com essa formação, depois falaremos sobre casas de eucalipto, que é a casa de madeira, além do encontro de jovens, onde já foram feitas mais de 300 inscrições”.

O presidente da entidade pontuou que  uma ação  no Distrito de Arapuá será realizada, além de Dias de Campo - na fazenda São Mateus, que já está na sua 10ª edição, e na fazenda Jaó, que está na 3ª edição.

“O evento irá terminar com um festival da carne, onde iremos beneficiar várias entidades de Três Lagoas como o Hospital Auxiliadora, Rede Feminina de Combate ao Câncer e APAE”, conclui.

Números
Maurício apresentou alguns números. “Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de carne, com 800 mil toneladas de carne bovina em 2016. Somos o terceiro em produção de milho, com uma projeção para esse ano de 9 milhões de toneladas; e o quarto em produção de soja, com projeção fechada na safra 2016/2017, superior a 8 milhões de toneladas. O estado está pujante e precisamos do poder público ajudando e entendendo a situação da agropecuária”, conclui.

Saito disse também que o produtor deve conhecer as tecnologias vigentes e aplicar em suas propriedades, uma vez que só assim, conseguirá sucesso e fazer história.

Divulgação/Assessoria

Com a presença da Famasul, Expotrês inicia em Três Lagoas

Autoridades estiveram presentes na abertura do evento

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, em seu discurso, reforçou que Três Lagoas hoje é considerada a Capital Mundial da Celulose, todavia, já foi também a Capital do Boi. “Todos nós sabemos do empenho do Sindicato Rural de Três Lagoas. Esse Sindicato tem seriedade. Hoje temos a Capital da Celulose, mas não podemos deixar de dizer que aqui também foi a Capital do Boi, onde conseguiu o progresso. Por mais que estamos passando por um cenário turbulento, temos que acreditar em um dia melhor. Observamos que nos últimos anos o Sindicato Rural também se preocupa com o pequeno produtor rural, pois esses também geram renda e não podem ser esquecidos. Só temos que parabenizar”.

Programação
DIA 29/05 ABERTURA DA EXPOTRÊS

Curso - Noções de Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas

Curso - Relações Interpessoais

Curso - Manejo Racional de Bovinos para Abate

Curso - Artes em Tecidos: Bonecas e Bichos de Pano

DIA 30/05 CURSOS

Curso - Noções de Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas

Curso - Relações Interpessoais

Curso - Manejo Racional de Bovinos para Abate

Curso - Artes em Tecidos: Bonecas e Bichos de Pano
 
DIA 31/05 MAIS FLORESTA

08h -  Palestra - Uso de Eucalipto para construção de casas de madeira

DIA 31/05 ENCONTRO DE JOVENS DA AGROPECUÁRIA

18h30 - Abertura

18h40 - Palestras Âncora: Marco Garcia – Sindicato Rural e o Jovem, Rafael Gratão – MNP e FAMASUL

19h10 -  Palestra: O Jovem na Agropecuária do Futuro

20h - Palestra: As atitudes produtivas e seus resultados

20h50  – Apresentação: Comissão FAMASUL Jovem

21h – Convite e Encerramento: Comissão Famasul Jovem de Três Lagoas - Kennides e Stéphanie

DIA 01/06  - PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER – ARAPUÁ
 
DIA 02/06 DIA DE CAMPO SÃO MATEUS

DIA 03/06 DIA DE CAMPO JAÓ

DIA 04/06 FESTIVAL DA CARNE

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS