Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Rural Quarta-feira, 07 de Outubro de 2009, 11:10 - A | A

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2009, 11h:10 - A | A

Anvisa apreende 1 milhão de quilos de agrotóxicos irregulares

Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou na fábrica da Syngenta em Paulínia (SP), um milhão de quilos de agrotóxicos com irregularidades e adulterações na importação, produção e comércio dos produtos.

Entre os produtos recolhidos, 600 mil quilos correspondiam a agrotóxicos e componentes com datas de fabricação e de validade adulteradas. A empresa foi autuada por destruição total das etiquetas de identificação de lote, data de fabricação e de validade do agrotóxico Flumetralin Técnico Syngenta. Lotes do produto não apresentavam assinaturas nos certificado de controle de impurezas, data da sua realização ou com data de realização anterior à produção do lote analisado.

Também foram interditados todos os lotes do produto PrimePlus e Score Técnico que apresentava certificado de análise insatisfatório. A Anvisa apreendeu também o agrotóxico Verdadeiro 600, por apresentar embalagens confusas ao agricultor.

O produto Arcamat (Cihexatina), que só pode ser vendido no Estado de São Paulo estava sendo vendidos em outros estados.

Multas

A empresa foi notificada a efetuar alterações no sistema informatizado que possui num prazo de 30 dias, de modo que seja possível controlar efetivamente, lote a lote, a quantidade dos componentes utilizados nos Produtos Formulados.

Ao todo, a empresa está poderá ser penalizada com multas de $ 1,5 milhão e cancelamento dos informes de avaliação toxicológica dos agrotóxicos irregulares.
 

Por: nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS