Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Sábado, 01 de Agosto de 2009, 12:15 - A | A

Sábado, 01 de Agosto de 2009, 12h:15 - A | A

UEMS abre curso de Engenharia Ambiental em Dourados

Da Redação

Neste ano, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) passa a ser a segunda instituição pública do Estado a oferecer o curso de Engenharia Ambiental. A primeira turma, com início em 2010, será formada por 50 alunos que participarão do processo seletivo em de dezembro deste ano.

O curso, que será oferecido na Unidade de Dourados, objetiva formar profissionais que buscam sempre ações sustentáveis e lidam com as decisões empresariais sem interferir nas questões ambientais. Segundo o chefe da divisão de pós-graduação da UEMS, Laércio Carvalho, este curso possibilitará que a Universidade sirva melhor à sociedade, pois “além de formar profissionais aptos para atuar nesta área, continuará pesquisando os problemas ambientais, sugerindo alternativas e novas tecnologias sustentáveis, para que Mato Grosso do Sul possa continuar com seu desenvolvimento em ritmo acelerado, gerando empregos e respeitando a potencialidade dos recursos naturais”, explica.

Dentre outros campos de atuação, o engenheiro ambiental pode e deve buscar formas de preservação da água, do solo e do ar por meio de diagnóstico, manejo, controle e recuperação de ambientes, desenvolver projetos industriais, urbanos e rurais e gerenciar os recursos naturais. O mercado de trabalho “é amplo e promissor, considerando o desenvolvimento do País e do Estado, com atuação na iniciativa privada, em grandes indústrias ou empresas de consultorias”, diz Laércio Carvalho.

Entre as disciplinas vistas no curso estão: biologia, geologia, climatologia, hidrologia, cartografia, poluição ambiental, física, legislação e direito ambiental, saúde ambiental e matemática. O curso possui duração de cinco de anos, é dividido em matérias semestrais e está inserido na área das exatas. (Com assessoria da UEMS)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS