Campo Grande Quinta-feira, 16 de Maio de 2024



Educação Sábado, 06 de Abril de 2024, 16:13 - A | A

Sábado, 06 de Abril de 2024, 16h:13 - A | A

Atenção

Projetos de musicalização estimula a criatividade dos alunos

Ações são desenvolvidas nas escolas municipais de Campo Grande

Elaine Oliveira
Capital News

Para contribuir com um ambiente onde a arte seja uma importante aliada no aumento de rendimento dos alunos, a Prefeitura de Campo Grande, através da Divisão de Arte e Cultura (Deac), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferece aulas de musicalização, instrumentos de corda, percussão, coral e flauta doce, bem como oficinas de outras áreas artísticas para mais de mil alunos, com idades entre 4 e 14 anos.

Com espaços próprios reservados às atividades, no contraturno escolar, é mantida uma rotina de estudos musicais que passa por conteúdos teóricos e estudos práticos no instrumento.

Na escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, por exemplo, a Banda de Percussão, fundada no ano de 1980, é composta por cerca de 40 alunos. Sob a regência da maestrina Teresa Graça desde 2017, o grupo possui repertório bastante eclético, visitando desde clássicos da MPB à pérolas da música sul-mato-grossense.

A maestrina destaca a importância do ensino musical no ambiente escolar e ressalta como o trabalho com instrumentos de percussão ajuda os alunos a controlarem a ansiedade e se tornarem mais sociáveis. Segundo os dados da Prefeitura de Campo Grande, as aulas de musicalização estão entre as atividades prediletas, o que faz que a banda seja um estímulo para que os alunos se apliquem mais e mantenham bom desempenho em sala de aula, boas notas e bom comportamento.

A REME possui ainda mais seis projetos artísticos/culturais que se dividem nas seguintes linguagens, além da música:

Artes Visuais com Desenho Artístico, Pintura em Tela, Escultura, Grafite e Artesanato;

Danças com Jazz, Ballet, Danças urbanas, Danças contemporâneas, Danças Regionais, Corpo Coreográfico.

Teatro, Circo, Audiovisual e Contação de História.

Todos os projetos são geridos pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac), responsável pela gerência e andamento dos projetos, por intermédio da SUPED – Superintendência de Políticas Educacionais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS