Campo Grande Quinta-feira, 16 de Maio de 2024



Educação Quarta-feira, 27 de Março de 2024, 14:12 - A | A

Quarta-feira, 27 de Março de 2024, 14h:12 - A | A

Mandato 2024-2028

Instalação do Colégio Eleitoral da UFMS será nesta quarta-feira

Colégio será constituído para definir os prazos para as inscrições das chapas

Layane Costa
Capital News

Inicia nesta quarta-feira (27) o Colégio Eleitoral na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que visa o processo de consulta à comunidade universitária e a organização da lista tríplice de reitor para o mandato de 2024-2028.

O colégio eleitoral definirá os prazos para a inscrição das chapas com os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor, composição das comissões e normativas específicas.

A data da consulta à Comunidade Universitária, que engloba professores, técnicos e estudantes, será no dia 10 de maio. O mandato do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo segue até o dia 26 de outubro.

Conforme a legislação federal e o Regimento do Colégio Eleitoral, a escolha dos reitores das Universidades Federais é realizada por meio de processo democrático e participativo, com representação dos segmentos da comunidade universitária e da sociedade. Na consulta pública, os pesos são diferentes para os segmentos da comunidade universitária, sendo 70% para professores, 15% para técnicos e 15% para estudantes.

O Colégio Eleitoral é composto por representantes dos cinco conselhos superiores da Universidade, o Conselho Universitário, o Conselho Diretor, o Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, o Conselho de Graduação e o Conselho de Extensão, totalizando aproximadamente 181 pessoas, com professores, técnicos, estudantes e representante da sociedade.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS