Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Viagens Sexta-feira, 23 de Junho de 2017, 14:19 - A | A

Sexta-feira, 23 de Junho de 2017, 14h:19 - A | A

Viagens

Quer viajar para a Austrália? Confira alguns programas de intercâmbio disponíveis

Da coluna Viagens

Por Raphael Granucci
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaViagens

A Austrália costuma gerar fascínio nos brasileiros, com paisagens naturais deslumbrantes e uma vida urbana bastante agitada. Saiba o que você precisa para morar no país e aproveitar para aprender mais

A Austrália é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. De acordo com um levantamento realizado pela Belta no ano passado, é o terceiro preferido pelos estudantes. Há vários motivos para essa preferência, como o clima agradável, as belezas naturais, a alta qualidade de vida (terceiro maior índice de desenvolvimento humano do mundo), a existência de instituições de excelência e a possibilidade de estudar e trabalhar de forma legal. Com isso, surgem dúvidas sobre quais programas de intercâmbio escolher. Listamos alguns dos mais comuns.

Cursos de idiomas
Um dos principais objetivos de quem faz um intercâmbio, muitas vezes, é dominar uma nova língua. O inglês é um idioma internacional e praticamente obrigatório para quem quer se qualificar. Dominá-lo não só representa novas oportunidades no mercado de trabalho como também permite o acesso a novas culturas e uma enorme quantidade de conhecimentos e informações.


Os mais frequentes na Austrália são os cursos de inglês geral (general english). Nessa modalidade não há pré-requisito. Há cursos desde os mais básicos para quem não fala nada até os mais avançados. Também há cursos específicos para obter certificação em testes de proficiência, como Cambridge e IELTS, e para determinadas áreas profissionais.


High School

Esse programa oferece uma oportunidade enriquecedora para o adolescente conhecer e respeitar outras culturas, conhecer pessoas de diferentes nacionalidades e colabora para que ele adquira mais maturidade e adquira fluência no idioma.

Bachelor
A Austrália é reconhecida por ter um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Para se diferenciar dos demais concorrentes no mercado de trabalho, muitos optam por fazer graduação no exterior. O país tem 43 universidades – 40 delas governamentais – com tecnologia de ponta e que oferecem variados programas de acordo com a área de estudo.

 

Nessa modalidade há duas categorias. A primeira é denominada de Bachelor Degree e dura, no mínimo, três anos em período integral, podendo chegar a cinco, dependendo do curso. A segunda é chamada de Bachelor with Honours, e acontece quando a faculdade convida o estudante para fazer mais um ano para realizar uma pesquisa acadêmica.

Study Abroad
Esse programa permite que o estudante realize parte da sua graduação na Austrália. É possível escolher as matérias que você quer estudar, desde que respeite o limite de quatro disciplinas por semestre. Nesse período também é permitido fazer estágio. Quando regressar ao Brasil, caberá à instituição de ensino definir os critérios para aproveitar ou não os créditos obtidos nesse tipo de intercâmbio para a Austrália.

Postgraduate
Após terminar a graduação, muitos estudantes têm vontade de fazer uma pós-graduação. Isso também é possível na Austrália. Nesse tipo de programa, o estudante vai se especializar em alguma área de conhecimento específica, com foco em inovação e tecnologia. Os programas ofertam cursos de humanas, exatas, tecnológicas e biológicas. A duração total normalmente é de um ano e meio ou dois anos, mas é possível receber certificado de acordo com o tempo de curso realizado.

Vocationaldddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd
Os VET (Vocational Education and Training) são os cursos técnicos disponíveis na Austrália, que têm o objetivo de oferecer qualificação em carreiras que não exigem nível universitário. Os cursos podem ser tanto básicos quanto profissionalizantes e são monitorados pelo governo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS