Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 17 de Março de 2024, 13:47 - A | A

Domingo, 17 de Março de 2024, 13h:47 - A | A

Coluna Viagens

Explorando Quindío, a natureza intocada da Colômbia

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Região colombiana pouco conhecida proporciona uma viagem repleta de belas paisagens naturais, cafés e gastronomia local

simonkr / iStock

ColunaViagens

..

A região de Quindío, na Colômbia, é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da cultura. Longe das praias exuberantes do Caribe e do agito da capital colombiana, Quindío oferece uma experiência única, repleta de paisagens deslumbrantes, passeios únicos e uma arquitetura cinematográfica.

Há diversos povoados com pontos turísticos imperdíveis que revelam a natureza preservada do local. Além das paisagens, nos vilarejos é possível encontrar cafés, chocolates e uma gastronomia única que vale a pena conhecer.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre as belezas desse paraíso escondido na Colômbia, confira os principais atrativos na lista a seguir:

Jardim Botânico

Com uma biodiversidade impressionante, a Colômbia abriga a maior variedade de borboletas do mundo. No "mariposario" do Jardim Botânico, é possível fazer um tour guiado para conhecer as coloridas e variadas espécies de borboletas que voam livremente. O lugar ainda apresenta uma rica flora, com mais de 200 tipos de palmeiras nativas.

As plantas acompanham ainda as trilhas ecológicas do Vale do Cocora. Durante o percurso, vale fazer uma parada na cachoeira Santa Rita. Dentro de uma fazenda, ela proporciona uma pausa com café fresco e quitutes locais.

Salento

A cidadezinha é um patrimônio colombiano e encanta com seu charme colonial. Repleta de casinhas coloridas e ruas de paralelepípedos, lá ganham destaque a Igreja de Nuestra Señora del Carmen e a Calle Real, cheia de cafés, restaurantes e lojas de artesanato. Para contemplar um pôr do sol deslumbrante, vale a pena subir os degraus do mirante Alto de la Cruz.

Calarcá

Em Calarcá, a gastronomia local surpreende e é um ótimo ponto para quem gosta de comer bem. Lá, é possível encontrar deliciosos pães de queijo fresquinhos na padaria La Exquisita, tradicional na região.

As massas feitas com milho podem ser recheadas, fritas, como a “almojábana”, ou folhadas. Também são famosos os buñuelos, bolinhos fritos recheados de queijo.

La Pradera

Já os cafés são garantidos na fazenda centenária La Pradera. Além da cafeteria, que serve os grãos plantados na própria fazenda, há hospedagem para os visitantes. Para quem gosta de aventura, é possível praticar esportes radicais, como voo de parapente e paintball.

Casa Rivera

Para os amantes de chocolate, uma parada na Casa Rivera é obrigatória. Situada em um jardim tropical no sopé dos Andes, essa propriedade cultiva nove variedades de cacau agroflorestal e oferece uma verdadeira experiência sensorial com degustação de chocolates.

Museu do Ouro Quimbaya

A região também é rica em patrimônio histórico e cultural. O Museu do Ouro Quimbaya abriga uma coleção arqueológica impressionante. Há uma biblioteca infantil e sala para exposições, além de visitas guiadas.

Parque Nacional do Café

O parque temático dá uma aula sobre história, cultivo e produção do café. Em Montenegro, ele foi fundado em 1995, construído sobre uma colina. Com montanha-russa, karts e outros brinquedos, é um lugar que proporciona muita diversão.

Filandia

A paisagem de Filandia é cinematográfica. Do mirante Del Tiempo Detenido, é possível ver as construções e uma natureza deslumbrante. Lá, também há restaurantes e cafeterias tradicionais.

Para planejar sua ida para essa região cheia de história e cultura vibrante, você pode buscar pacotes de viagem que vão facilitar sua vida e organização. Além de conhecer um novo local, é uma fuga dos destinos muito turísticos e uma chance de ter contato com a população nativa.

Explorar essa região encantadora é uma oportunidade de se conectar com a beleza e a autenticidade deste destino ainda pouco conhecido na Colômbia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS