Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Marco Eusébio Domingo, 11 de Novembro de 2018, 10:52 - A | A

Domingo, 11 de Novembro de 2018, 10h:52 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Aos 18 anos, advogado mais jovem do Brasil faz sustentação oral no Supremo

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Reprodução de vídeo TV Justiça

ColunaMarcoEusébio

Mateus Ribeiro fez história com sustentação oral aos 18 anos no Supremo, atuando como advogado do PDT gaúcho

O advogado mais jovem do país, Mateus Ribeiro, de 18 anos, fez sua primeira sustentação oral em um processo (quando apresenta seus argumentos a favor do cliente) no plenário do Supremo Tribunal Federal quinta (08). Ele representa o PDT na ação de inconstitucionalidade (ADIn) 6036 contra uma lei do Rio Grande do Sul que trata da proibição da prática de revistas íntimas, e qualquer ato de moléstia física, em funcionários, por empresas no estado. O julgamento foi suspenso por pedido de vista.

Ao fim de sua sustentação, afirmou: “É com coração tomado de profunda emoção que finalizo minha primeira sustentação oral perante esta Suprema Cprte. Para qualquer advogado é uma honra poder falar no mais alto tribunal do país. Eu agradeço pela oportunidade que é também para mim um desafio pessoal já que a faço no início da minha trajetória advocatícia aos 18 anos. Foi um privilégio poder compartilhar minhas considerações sobre a lei 12.258, a qual eu peço que seja declarada formalmente constitucional em sua totalidade pelos argumentos que hoje tive a horna de expor".

O jovem advogado arrancou elogios dos ministros, informa o site Migalhas jurídicas. O relator do caso, Edson Fachin, o congratulou "efusivamente", mas adiantou voto contrário à sua tese. Luís Roberto Barroso afirmou que Mateus parecia um advogado experiente. O ministro Luiz Fux disse que ele "fez uma sustentação absolutamente espetacular". Filho de advogados, conforme aqui divulgado à época, Mateus recebeu sua carteira da OAB em julho deste ano.

 

 

    Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS