Pesquisa do Ipems aponta que o governador André Puccinelli (PMDB) – que tenta a reeleição – possui 52,27% das intenções de voto. José Orcírio Miranda dos Santos (o Zeca do PT) possui 34,60% e Nei Braga (PSOL), 1%. Como seu índice é superior ao montante dos adversários, segundo este levantamento, André serias eleito no primeiro turno, se a eleição fosse hoje.
O levantamento foi publicado nessa quinta-feira (19).
Eleitores que se disseram indecisos somam 8,67% e os que afirmaram que pretendem anular o voto ou votar em branco, 3,47%.
Foram ouvidos 1,5 mil eleitores com idade acima dos 16 anos entre os dias 11 e 17 de agosto. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,53% para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o protocolo 29.803/2010.
Considerados os votos válidos somente (ou seja, excluindo os brancos e nulos), André teria vantagem maior. Ele apareceria com 59,48% das intenções de voto, Zeca, com 39,38% e Nei Braga, com 1,14%.
A pesquisa usou a metodologia estimulada – em que uma lista com nomes é sugerida para escolha do eleitor.
Por regiões
Campo Grande é o local que apresenta maior pontuação para André, onde já foi prefeito. Ele aparece com 52,73%. São 32,73% de Zeca e 1,82% de Nei Braga. Os eleitores indecisos somam 8,08% e os que rejeitam todos os candidatos, 4,65%.
No interior, André aparece com 52%, Zeca com 35,52% e Nei Braga 0,6%. Os indecisos somam 8,96% e os que disseram não votar em nenhum dos nomes 2,89%.
Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 26 de julho e 2 de agosto e divulgada no dia 3 de agosto, o cenário era parecido, segundo o Ipems. Na época, os percentuais de André e Zeca foram iguais (52,27% contra 34,60%). Nei Braga perdeu 0,5% neste novo levantamento.
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
19/08/2010 - 17:51
Delcídio à frente em nova pesquisa
