“São esses adolescentes que acabam repassando e relembrando aos pais o que foi ensinado a eles”, explicou Patrícia sobre a importância de repassar o programa para os estudantes desses municípios fronteiriços.
A proposta é de que o programa “Sanidade sem Fronteiras” e toda sua a metodologia faça parte da grade curricular das escolas nos municípios atuando de forma transversal as diversas matérias afins com esse assunto. “O empenho do SENAR-AR/MS no desenvolvimento dessa ação se dá pela necessidade de promover a sanidade no campo, pois, todos nós homens da cidade e do campo somos responsáveis pelo crescimento do Estado de MS”.
O projeto tem como objetivo orientar produtores rurais, moradores de assentamentos e aldeias indígenas acerca da importância e necessidade da adoção medidas sanitárias em especial aquelas relacionadas ao manejo e correta vacinação do rebanho. O “Sanidade sem Fronteiras” é baseado na conscientização da população estadual quanto à responsabilidade sanitária.
Produzido com recursos federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sendo desenvolvido SENAR-AR/MS e pela FAMA SUL e tendo como parceiros o Governo do Estado e municípios ! e outras importantes entidades governamentais e privadas ligados ao setor, a iniciativa tem como finalidade construir um futuro sólido para a sanidade complementando as ações dos órgãos oficiais de defesa.
Já os investimentos para a implantação nas escolas serão de responsabilidade do SENAR-AR/MS. “Todos os custos advindos dessas ações são de responsabilidade do Senar, cabendo ao município a organização das turmas e a logística local”, comentou Patrícia.
Desde que o programa foi lançado, em 2007, mais de 25 mil animais foram vacinados contra aftosa, e outras doenças, nas cidades de Mundo Novo, Eldorado, Japorã, Itaquiraí e Iguatemi. Parte do rebanho também recebeu brincos de rastreabilidade.
O Programa Sanidade Sem Fronteiras está estruturado com os projetos Sanidade Animal, Registrar, Administrar. “Registrar - Como o próprio nome já diz, o objetivo é capacitar e motivar o homem do campo para que realize corretamente o registro de todas as atividades referentes ao manejo dos animais”, explicou a gestora.
O programa que monitora o rebanho na região de fronteira entre o MS e o Paraguai, o Registrar, também pretende conscientizar os produtores sobre a importância da utilização desta ferramenta na gestão das propriedades. Para facilitar o registro dos animais a equipe técnica do Projeto elaborou uma caderneta que contém campos específicos a serem preenchidos com dados referentes, por exemplo, ao estoque do rebanho; calendário sanitário; atividades dos manejos sanitários e alimentar e a movimentação dos animais. (Com Assessoria)
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.
