Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 12 de Maio de 2025


Rural Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008, 17:42 - A | A

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008, 17h:42 - A | A

Ministro reconhece plantio ilegal de milho transgênico

Folha on line

Sem autorização legal, produtores rurais já plantam variedades de milho geneticamente modificadas em lavouras clandestinas, informou o ministro Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia) em reportagem da edição de hoje da Folha (íntegra disponível aos assinantes do jornal e do UOL).

"Isso está acontecendo principalmente no Sul e no Centro-Oeste, já existem plantações com sementes contrabandeadas", disse. Na reunião de hoje do Conselho Nacional de Biossegurança, Rezende é um dos principais defensores do aval imediato à comercialização de duas variedades de milho transgênico produzidas por multinacionais.

Principal aliado de Rezende no debate dos transgênicos, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, confirma que o milho vai pelo mesmo caminho das duas únicas variedades de soja e algodão geneticamente modificadas cuja comercialização é autorizada do país: elas foram liberadas apenas depois de constatado o cultivo ilegal. "Não obstante toda a fiscalização, acontece o contrabando", disse Stephanes.

O raciocínio de Rezende e Stephanes é que seria melhor regulamentar logo o plantio de trangênicos do que impedir e ver o plantio ilegal se alastrar. Grandes empresas do ramo de sementes, como Bayer, Monsanto e Syngenta, já possuem parecer técnico favorável para o plantio. Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são contrários à liberação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS