Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio do projeto Hortas Urbanas, incentiva a produção de horticultores urbanos de Campo Grande. Na última semana, o Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante e População de Rua (Centremi), recebeu 1.800 mudas que serão encaminhadas para um programa social destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Foram entregues mudas de alface crespa, alface lisa, rúcula, coentro, mostarda, cebolinha, salsinha e couve para o que promove um trabalho social importante para o público em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a Agraer, por meio do cultivo do local são fornecidas hortaliças saudáveis aos hóspedes do Cetremi, promovendo a melhora na qualidade da alimentação e propiciando uma terapia ocupacional aos acolhidos.
Apesar dos benefícios da atividade agrícola, os horticultores enfrentam dificuldades no cultivo dos produtos, como a falta de equipamentos e recursos financeiros para aquisição de insumos, sazonalidade da mão de obra, principalmente nas hortas coletivas dos centros de reabilitação ou de associações de moradores, o que resulta na inatividade.
Por isso, a Agraer está promovendo ações para identificar a avaliar a situação das hortas urbanas na Capital, a fim de oferecer o apoio necessário de insumos e assistência técnica.
Diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento explica que o Programa Hortas Urbanas possui uma importante função social e econômica, tornando-se essencial, principalmente durante o período de crise ocasionado pela pandemia da Covid-19 e aumento no número de desempregos. "A produção de hortaliças possibilita a esses cidadãos a geração de uma renda mínima para despesas essenciais da família", destacou via assessoria.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


