Sexta-feira, 23 de Maio de 2008, 11h:04 -
A
|
A
Fertilizantes lideram alta dos insumos agrícolas
Da Redação
Os analistas observam que os fertilizantes vêm liderando a alta dos insumos para a agricultura, mesmo no período de entressafra, quando os preços são tradicionalmente mais baixos. O levantamento da Céleres aponta um aumento de 100% no preço de adubos, que em 2007/2008 custou em média R$ 800/tonelada. Para a safra nova, a consultoria estima que o produtor gastará, em média, R$ 1.620/tonelada.
Os custos maiores são registrados em cada etapa do processo de plantio. Os analistas destacam que, feita a adubação, os produtores também gastarão mais para semear o solo. O presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Ywao Miyamoto, garante que as indústrias estão preparadas para atender à demanda dos produtores brasileiros por sementes para plantio na safra 2008/2009 a partir de meados de setembro, mas ressalta que os preços de venda do produto serão superiores aos verificados no mesmo período dos anos anteriores.
Outro insumo em alta é o glifosato, herbicida aplicado em diversas culturas, que aumentou 50% em relação à safra passada. Este aumento terá impacto, sobretudo, no custo de produção das plantações transgênicas. Enquanto a soja convencional demanda apenas uma aplicação de 4 litros por hectare, as lavouras geneticamente modificadas recebem duas aplicações de 3 litros por hectare.
(Fonte: Rural News MS)