Leandro Abreu/ FAMASUL
Com matéria-prima melhor, rapaduras produzidas têm mais qualidade para satisfazer consumidores
A comunidade Furnas do Dionísio já estão desfrutando da cana-de-açúcar. Um ano após a entrega das mudas de cana-de-açúcar, a qual ocorreu em parceria do Senar/MS com a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).
Segundo o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura, Dorly Pavei, “No trabalho realizado tivemos outras instituições que auxiliaram a comunidade, como a Biosul que através de seus associados contribuiu com as mudas. Faltava a melhoria na matéria-prima que é utilizada na fabricação da rapadura. Isso tudo fortalece todo o sistema, os beneficiados são os produtores da região. Mais uma ação que o Senar/MS participa para auxiliar os produtores, por meio da Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura”.
Para o produtor e presidente da Associação dos Produtores da Furnas do Dionísio, Nilson Martins, em um ano de parceria, as mudanças são visíveis e gratificantes.
“O resultado é uma cana com teor maior de açúcar do que a gente produzia antes. Através dessas mudas vamos conseguir ampliar o plantio da comunidade. Muito satisfeitos com o resultado. O Senar/MS chegou para darmos um passo grande com a comunidade. Até o momento nós trabalhávamos da maneira que achávamos ser o correto, mas não estava certo. Eu mesmo como produtor estou muito satisfeito. Gastava além do necessário. Com o Senar/MS acompanhando isso mudou”, detalha.
Nathália Araújo, técnica de campo do Senar/MS que realiza o atendimento na comunidade, afirma que os primeiros resultados já começaram a ser colhidos.
“O pessoal se dedicou bastante desde o plantio. Tradicionalmente eles não faziam adubação de plantio e entramos com essa técnica. Controle de plantas daninhas também para ter um material de qualidade e um bom produto. Estão colhendo os frutos já. Ainda não fizemos a avaliação em números, mas pela observação dos produtores que já tem anos trabalhando com a rapadura, eles afirmaram que o ciclo dela foi mais rápido, o rendimento do caldo da cana também e o teor de açúcar que é maior”, resumiu.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)