Sexta-feira, 11 de Julho de 2008, 09h:00 -
A
|
A
Agricultura sofre com o tempo seco
Da Redação- (DA)
Os agricultores já sabem que, durante o inverno, não dá para esperar por muita chuva. Por isso, nesse período do ano, a predileção dos agricultores é pelo plantio de milho e trigo, porque são culturas que precisam de tempo seco na fase de maturação dos grãos.
"É bom que não chova para que a colheita seja tranqüila. Se chover, pode acontecer a germinação dos grãos, além da perda de qualidade do produto", afirma Wilian Ricce, pesquisador da Agroconsult, ligada ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).Por outro lado, o trigo não está nesse ponto e, portanto, precisa de um pouco mais de água para se desenvolver adequadamente.
Outra cultura que também precisa de chuva é a das hortaliças. Os produtores que optaram por esse segmento são um dos mais prejudicados durante o inverno, porque, além da falta do tempo seco, a estação conta com geadas às vezes, condenando parte ou, até mesmo, a totalidade da produção.
Ricce aponta ainda que a falta de chuva é sinônimo de problemas para os pecuaristas. Sem água, a pastagem não cresce e o gado fica sem alimentação, caso o produtor não tenha uma reserva. (Com informações Diário de Maringá)